Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 6, 2013

Síndrome do Pânico-saúde-bem estar-Tristeza ou depressão? Medo ou pânico?

Tristeza ou depressão? Medo ou pânico? Muitas pessoas têm me perguntado qual é a diferença entre tristeza e depressão, medo e pânico. 
Acho que o que diferencia um sentimento "normal" de um "patológico" é quando esse sentimento passa a interferir de forma negativa na vida da pessoa. 

Por exemplo, quanto aos medos (ou fobias): eu posso ter medo de andar de elevador ou de entrar no mar, sem que isso atrapalhe minha vida a ponto de me deixar triste, frustrada; que me faça perder oportunidades que considero importantes. 

Por outro lado, posso ter pavor de insetos a ponto de desmaiar se me deparar com uma borboleta - sendo que meu sonho é acampar. Ou então posso me desesperar ao entrar num túnel - sendo que preciso atravessar um todos os dias para chegar ao trabalho que tanto batalhei pra conseguir. Coisas desse tipo. 

Se essas limitações me incomodarem a ponto de me fazerem sentir infeliz, diminuída, incapaz, aí acredito que seja hora de procurar ajuda.  

Medo e tristeza tod…

bem estar -saúde-boa forma

Aprender a comer direito, economizar, pegar firme na ginástica...Em busca de aceitaçãoMudar não é fácil. Que o diga a maioria das promessas de Ano-Novo que não duram até o Carnaval. A questão é tão palpitante (e afeta tanta gente) que virou tema de um dos livros mais badalados do momento, O Poder do Hábito(editora Objetiva), do americano Charles Duhigg, há semanas na lista de mais vendidos do The New York Times. O motivo é que se livrar de um comportamento ruim vai além da força de vontade - o que, vamos combinar, já não é pouca coisa. Existe um componente de peso testando nossa persistência sempre que resolvemos mudar o rumo da vida: o cérebro, que colabora para que você se sinta melhor cultivando os velhos hábitos de sempre, por pior que sejam, do que tentando se livrar deles. Autossabotagem? Não, questão de evolução. "Fomos selecionados para dar valor àquilo que aumenta nossa chance de sobrevivência", explica André Frazão Helene, coordenador  do Laboratório de Ciências da…

Yoga-meditação-saúde-bem estar

Yoga: posturas para ativar os chacras em 20 minutos Por meio de sete posturas da yoga, é possível avivar os centros de energia do corpo, garantindo mais disposição e equilíbrio para encarar o dia a dia.
Ao executar a postura, respeite seu limite. Faça cinco respirações, expirando lentamente. No final da sequência, deite-se por 5 minutos. Chacra muladhara. Cor: vermelho. Localização: base da coluna. Órgãos que rege: ovário e testículos. Áreas da vida em que atua: dinheiro, segurança e sobrevivência. Postura: paschimottanasana, ou posição da pinça. Com as coxas contraídas, sinta as pernas firmes no chão. Leve então a barriga e o peito em direção aos joelhos, esticando a cabeça como se ela fosse tocar os pés. Tente manter as costas neutras, focando o alongamento na parte de trás da coxa. Chacra svadhisthana. Cor: laranja. Localização: região pubiana. Órgãos que rege: gônadas e nervos sacrais. Áreas da vida em que atua: sexualidade e criatividade. Postura: setu bandha sarvangasana, ou post…

Bem-estar › Viver bem-equilibrio

12 receitas para você se sentir sempre bem Atire a primeira peça de roupa quem nunca ficou pouco à vontade ao estar pelada diante do espelho ou do parceiro. Para driblar a insegurança, siga este plano simples: ele vai ajudá-la a aumentar a satisfação com o próprio corpo 1. Aceite quem você é Um fator que faz crescer o fantasma da imperfeição é a comparação, muitas vezes desmedida, com modelos de silhuetas esculturais. E isso só atrapalha. Pense na beleza como saúde e não como um ideal de perfeição. É claro que se há algo em seu corpo que a incomoda, você pode tentar melhorar - e é justamente para isso que existem diferentes cosméticos e tratamentos estéticos. É a celulite que anda deixando você inchada e a sua pele feia? Faça uma dieta ou use um creminho. Para a psicoterapeuta e sexóloga Dulce Barros (SP), a beleza é importante, mas o que conta mesmo é como a mulher se relaciona com suas formas. Uma dica: depois do banho, diante do espelho, passe um hidratante no corpo, demoradamente…