sexta-feira, setembro 06, 2013

Bem-estar › Viver bem-equilibrio

12 receitas para você se sentir sempre bem

Atire a primeira peça de roupa quem nunca ficou pouco à vontade ao estar pelada diante do espelho ou do parceiro. Para driblar a insegurança, siga este plano simples: ele vai ajudá-la a aumentar a satisfação com o próprio corpo

1. Aceite quem você é

Um fator que faz crescer o fantasma da imperfeição é a comparação, muitas vezes desmedida, com modelos de silhuetas esculturais. E isso só atrapalha. Pense na beleza como saúde e não como um ideal de perfeição. É claro que se há algo em seu corpo que a incomoda, você pode tentar melhorar - e é justamente para isso que existem diferentes cosméticos e tratamentos estéticos. É a celulite que anda deixando você inchada e a sua pele feia? Faça uma dieta ou use um creminho. Para a psicoterapeuta e sexóloga Dulce Barros (SP), a beleza é importante, mas o que conta mesmo é como a mulher se relaciona com suas formas. Uma dica: depois do banho, diante do espelho, passe um hidratante no corpo, demoradamente. "É uma maneira de desenvolver o contato sensorial, junto com a percepção visual, que ajuda a aceitar seu corpo como ele é", diz Dulce. A sexóloga Carla Cecarello complementa: "Na maioria das vezes, a rejeição pelo próprio corpo não surge dos outros, mas da visão deturpada que a mulher tem dela mesma. A sedução, por exemplo, tem mais a ver com o modo como você se sente. Por isso, algumas mulheres fora do padrão têm mais sex appeal do que as perfeitas"



2. Admire a sua imagem

Existe um exercício terapêutico que ajuda a evitar a visão distorcida de nós mesmas. A sexóloga Carla ensina:
Fique na frente de um espelho, primeiramente de olhos fechados, tentando se imaginar da cabeça aos pés.
Agora abra os olhos e observe cada detalhe do seu corpo: nariz, boca, seios, pernas... e pergunte-se: "Como me sinto em relação ao meu corpo?". Vale praticar esse exercício também com uma câmera fotográfica, registrando cada ângulo e procurando analisar o que você tem de mais belo. A partir daí, procure se valorizar, sem se lembrar dos padrões. Ao fazer as pazes com a sua autoimagem, fica mais fácil usar um vestido soltinho, ir à praia, entregar-se ao sexo prazeroso e extrair o bem-estar que só o seu corpo pode proporcionar.




3. Não se prive

Já ouviu dizer que você é o que você come? Então, para que o corpo funcione bem e seja bonito invista em alimentação balanceada. Mas não corte da sua vida alimentos de que gosta muito, mesmo os duvidosos. Consuma-os uma vez por semana, sem culpa 




4. Beba água, beba água, beba água!

O conselho pode parecer batido, mas os efeitos desse líquido para o organismo são tão grandes que vale a pena enfatizar. A cada copo você elimina toxinas e ajuda o seu metabolismo a funcionar melhor. Tome, pelo menos, dois litros de água por dia e aumente o bem-estar 



5. Anote na agenda: ginástica meia hora por dia

Se você já tem o hábito de malhar, ótimo. Se não, ponha seu corpo na ordem do dia! Marque o horário de se exercitar, assim você vai sentir que o momento reservado é tão fundamental quanto as outras atividades da sua rotina. Mas não precisa se acabar numa academia. Que tal algumas voltas no quarteirão, pondo as ideias - e o corpo - no lugar? 





6. Cultive um momento só seu

Nem que seja no banho! Dedique-se inteiramente a si mesma e aos seus pensamentos, lendo um livro, caminhando ou vendo o programa de TV favorito. É um presente que você merece 



7. Eleja um ídolo para motivar e inspirar você

Tanto faz se é a mocinha da novela ou a cantora do momento. Pessoas que nos inspiram são estimulantes e nos ajudam a mudar para melhor. Pode ser a roupa, o corte de cabelo, o jeito de cruzar as pernas. Vale ficar de olho e "se sentir" como ela 




8. Respire com consciência 5 minutos por dia

No corre-corre diário, é raro pararmos para respirar fundo e perceber como nos sentimos. Crie esse hábito, depois de uma refeição ou logo ao acordar. A respiração consciente (sentindo o ar encher os pulmões e, depois, esvaziando o peito) é uma maneira eficaz de entrar em contato consigo própria 



9. Escreva uma carta de amor para você mesma

Sim, faça isso uma vez por mês. Olhe para si própria e reconheça o que você tem de bom. É generosa, amiga, ótima mãe, tem um sorriso aberto, conseguiu perder aqueles quilinhos, está com as pernas lindas? Não poupe elogios! 


10. Ande com pessoas que elevam sua autoestima

Cultive amigos e um amor que a admirem e elogiem suas qualidades. Mas, antes de tudo, quem tem que achar o seu valor é você mesma. Um mantra para ter em mente: "Sim, eu posso mudar a maneira como encaro meu corpo e construir uma relação de amor com a minha história" 



11. Tenha uma postura ereta e aberta para a vida

A maneira como você anda, senta e se move diz muito sobre seu jeito de ser. Procure estabelecer uma postura altiva: ombros no lugar, queixo ereto. Esse é o porte que exala confiança 




12. Cuide de si mesma

Fica difícil se sentir bem nua com as unhas ou o cabelo malfeitos, né? Pois cuidar da aparência reflete sua autoestima e faz diferença na maneira como você se mostra para o mundo. Use todo momento de cuidado, seja penteando o cabelo, seja passando um creme, para se conhecer melhor e aceitar seu corpo