Pular para o conteúdo principal

MEDITAÇÃO- DORMIR -foco-



COMO DORMIR MELHOR COM MEDITAÇÃO

Exercício ajuda a desacelerar a mente e ter boa noite de sono




Quando estamos com as mãos cheias de pacotes e sacolas não é adequado aceitarmos um mergulho imediato em uma piscina. Mas se a gente aceitar o convite, antes teremos que deixar de lado o que temos nas mãos e aí, sim, aproveitar o mergulho. Caso contrário, se mergulharmos segurando as sacolas, perderemos os movimentos livres dos braços, que nos impedirão de nadar. É mais ou menos isso que acontece quando vamos dormir e não paramos de pensar.
Em nossa sociedade atual vemos sempre a exaltação das pessoas multitarefas, mas isso é uma cilada que criamos. Claro que podemos intercalar vários afazeres ao mesmo tempo, mas esse hábito sempre será um risco quanto ao resultado. Para realizarmos bem qualquer coisa na nossa vida temos que colocar foco minuto a minuto no que estamos fazendo, caso contrário demoraremos mais tempo e teremos um resultado mediano nos afazeres e, em alguns casos, podemos até correr risco de vida, como dirigir um automóvel mandando mensagem no celular ao mesmo tempo. Isso é muito sério, pois achamos que damos conta desta agitação toda, mas isso não acontece na prática. As sequelas estão aí para qualquer um sentir e uma boa noite de sono mostra claramente o quanto dormir bem é importante.
Nesse sentido, a Meditação é primordial para os humanos, nos dias agitados de hoje. Ela deve ser treinada como qualquer exercício de resistência. Costumo dizer que não se ganha uma maratona treinando só quando estamos com vontade. Para conseguirmos o nosso objetivo, devemos treinar todos os dias com disciplina e dedicação. Só se adquire um bom hábito ou se livra de um ruim com determinação e foco. Então, se você costuma ter problemas para dormir bem, sugiro que mude seus hábitos mentais. Comece hoje e de preferência agora a observar sua mente. Sem reconhecer seus hábitos, não terá condição nem de tentar mudá-los."Comece hoje e de preferência agora a observar sua mente. Sem reconhecer seus hábitos, não terá condição nem de tentar mudá-los."
Perceba o quanto sua mente fala, dialoga com ela mesma em várias circunstâncias e tira conclusões sobre tudo e todos. Somos todos assim, mas está na hora de mudar!

TREINE SEU FOCO PARA DORMIR MELHOR


Para você ficar mais confortável com a prática, usarei a palavra "foco" no lugar de Meditação. Quando vamos dormir, paramos de agir e deitamos na cama num suposto silêncio, mas somos surpreendidos por um falatório mental que muitas vezes nos impede de relaxar e adormecer. Isso acontece porque nestes momentos acabamos nos dando conta do excesso de preocupações. Sendo assim, como a mente já passou todo o dia livre e desgovernada, produzindo coisas boas e ruins, fica realmente bem difícil governá-la. Este é o momento de nos conscientizarmos de que devemos tomar uma providência a nosso favor e domar, ter poder sobre a nossa mente, treinando o foco.
Fazer isso é simples, mesmo que talvez inicialmente pareça difícil, mas só precisa da sua determinação de treinar o foco na hora em que você deve silenciar a mente e depois dormir, para restabelecer a saúde mental e física. Nada é mais prioridade do que isso. Aliás, esta palavra, "prioridade", pode ajudar muito neste treinamento como um todo, pois se você o realiza durante o seu dia, o foco é mantido e na hora de dormir você poderá experienciar finalmente o silêncio. Essa experiência vai lhe trazer uma paz interna imediata, que poderá gerar intuições, respostas e muita alegria sem causa.
Caso você já seja uma pessoa que usa seu foco, não deve ter muitos problemas para dormir, mas com o exercício abaixo pode melhorar a qualidade de seu sono ainda mais, experimente! Após decidir que quer ao menos se observar e tentar fazer uma coisa de cada vez, estabeleça também um exercício noturno para melhorar o seu foco. A ideia aqui é trazer uma antiatividade que lhe ajude a controlar sua mente e acalmá-la, para lhe oferecer um adormecer mais natural.

PASSO A PASSO DE MEDITAÇÃO PARA DORMIR MELHOR

Assim que fizer absolutamente tudo que tiver que fazer antes de adormecer, sente-se na cama com as costas eretas. Recorde-se rapidamente do seu dia, aceite-o como foi e tenha em mente que neste momento não há nada a fazer senão dormir e se recuperar para o próximo. Seja grato por tudo de bom que aconteceu, inclusive as pequenas coisas. É muito importante se lembrar de coisas positivas antes de dormir.
Respire profundamente umas três vezes e não imagine nada, pois qualquer estímulo pode alimentar ainda mais sua mente. Sinta profundamente o seu corpo e o ar entrando e saindo dele. Estabeleça um "foco" num ponto abaixo de seu nariz, por onde o ar passa. Sinta, persista em sentir o ar que sai e entra. Fique assim por pelo menos cinco minutos e se quiser escute uma música suave e relaxante neste período. Com certeza muitos pensamentos virão lhe visitar, mas não dialogue com eles, apenas constate sua presença e deixe-os ir embora como se fossem nuvens passando com o vento. Escolha não lhes dar atenção agora. Após uma boa noite de sono tudo será resolvido por prioridades e com muita atenção.
Volte para o seu treinamento. Focar no ar que entra e sai de suas narinas é a coisa mais importante deste momento. Se quiser aumentar com o tempo a quantidade de minutos que permanece na prática, você pode e deve, pois este exercício de silêncio vai melhorar todas as áreas de sua vida. Não desista nunca. Você merece ter uma noite de sono de qualidade, e o foco na respiração vai levar você a isso. Assim que se sentir bem focado e muitas vezes notar que já está quase dormindo sentado, deite-se. É muito importante que apague a luz e deixe seu quarto completamente no escuro, de preferência até sem as pequenas luzes de aparelhos eletrônicos, pois elas podem alterar a profundidade e a qualidade de seu sono.

Agora é a hora de recarregar suas energias vitais e, como presente, ganhar saúde geral para o dia seguinte. Boa noite!

Postagens mais visitadas deste blog

DESENHO DE BONECAS-MENINAS-IMAGENS

DESENHO DE BONECAS-MENINAS-IMAGENS-





























































atores (delícias!)

CELEBRIDADES
Descamisados: atores (delícias!) tiram a camisa em nome de seus personagens no cinema
Rodrigo Santoro Claro que não poderia faltar uma beleza nacional, pois não só de tanquinhos gringos é feito o cinema. Rodrigo encantou a mulherada (e Cameron Diaz) no filme "As Panteras Detonando".

Kellan Lutz
Ele é mais que um rostinho bonito. É também um corpaço lindo. Essa outra delícia da saga "Crepúsculo" tira a camisa em cenas do longa épico "Imortais". E aguardem que vem mais por ai! Em 2014 ele será a estrela de "Hércules".











Justin Timberlake Com mais fama de bom moço do que de gostosão, no filme "Amizade Colorida" Justin mostra que pode arrancar mais que boas risadas de Mila Kunis. Com o torso bem definido, a gente não duvida!
















poemas-frases-pensamentos-Síndrome do Pânico

poemas-frases-pensamentos
Síndrome do Pânico

Vamos, não chores.
A infância está perdida.
A mocidade está perdida.
Mas a vida não se perdeu.

O primeiro amor passou.
O segundo amor passou.
O terceiro amor passou.
Mas o coração continua.

Perdeste o melhor amigo.
Não tentaste qualquer viagem.
Não possuis carro, navio, terra.
Mas tens um cão.

Algumas palavras duras,
em voz mansa, te golpearam.
Nunca, nunca cicatrizam.
Mas, e o humor?

A injustiça não se resolve.
À sombra do mundo errado
murmuraste um protesto tímido.
Mas virão outros.

Tudo somado, devias
precipitar-te, de vez, nas águas.
Estás nu na areia, no vento...
Dorme, meu filho.

Carlos Drummond de Andrade

(Via Geraldo Magno)