Pular para o conteúdo principal

bem estar-saúde-beleza-decoração -AÇUCAR


BEM ESTAR-

O açúcar que você não conhecia



Usos alternativos para o açúcar que você não conhecia

Usos alternativos para o açúcar que você não conhecia
Além de ser usado para adoçar ou dar consistência a certas preparações, o açúcar pode ser seu aliado no seu lar. Temos à disposição diferentes tipos, bem como aplicações. Te surpreenderá o que pode ajudar este ingrediente – que com certeza você terá na sua cozinha.

Que tipos de açúcar existem?

Talvez você só tenha visto o que se comercializa mais frequentemente que é o açúcar refinado, uns granulados brancos que servem para o chá, o café, um bolo, etc. Entretanto, existem outros tipos, entre eles podemos destacar:
  • Açúcar de mesa ou corrente: como foi dito anteriormente, é o mais usado e o que todos conhecemos, o grãozinho é de tamanho pequeno a médio.
  • Açúcar extra fino: não é conhecido em muitos países, mas existem várias receitas anglo-saxônicas de doces e sobremesas que o levam como ingrediente. É de grão muito pequeno.
  • Açúcar de confeiteiro: é o mesmo açúcar “comum” que foi triturado até ser convertido em um pó fino. Se utiliza para polvilhar por cima dos bolos ou na elaboração de doces para que não se perceba o granulado.
azucar3
  • Açúcar cande ou perolado: é redondo e de tamanho maior que o açúcar tradicional. É popular nos países do Norte e Centro da Europa. Se pode encontrar em doces alemães e escandinavos e também nos conhecidos “waffles belgas”.
  • Açúcar em cristais: é o maior que se consegue nas lojas e se utiliza mais para decoração ou por motivos estéticos, seja para adoçar o chá ou café. Quase sempre é de forma quadrada não uniforme e se pega com uma pequena pinça. Não se dissolve tão fácilmente como o granulado.
  • Açúcar invertido: muitos dizem que não está na mesma categoría que os outros açúcares, mas vale a pena citá-lo. Não se compõe exclusivamente da sacarose, senão que também se mistura comoutros como o xarope. Se obtém ao esquentar e se usa em confeitarias porque permite manter os produtos macios por mais tempos.
azucar2

“É como farmacêutico sem açúcar”

Esse era um ditado popular de antigamente e se deve que os farmacêuticos utilizavam o açúcar para curar várias doenças,uma vez que o descobriram ou se deram conta das suas vantagens. Alguns diziam que servia para tratar os problemas do sistema respiratório, outros que era ideal para as feridas. Porém, quase todos coincidiam em que o açúcar tem poderes medicinais, e que cura.
Se o mistura com uma grande quantidade de água produz xaropes, logo se acrescenta outras ervas essenciais, tratam gripes, resfriados, catarros etc. Se o mistura com álcool forte, como a aguardente, também serve para baixar a febre.
azucar4
Os farmacêuticos o tinham sempre a mão porque não se estragava rapidamente. Além disso, era habitual que estas pessoas trabalhassem no mesmo terreno que da sua casa e sempre podiam recorrer a dispensa da sua esposa para conseguir um pouco deste adoçante.

Usos do açúcar que te surpreenderão

Acalmar os bebês

Se seu menino tem problemas para dormir ou lhe doem as extremidades depois de ter tomado alguma das várias vacinas que recebem em seus primeiros meses de vida, você pode lhe dar uma solução feita com uma parte de açúcar por quatro de água antes de sua imunização.

Tratar feridas

Como foi dito antes, o açúcar serve para matar as bactérias que causam dor na feridas, cortes ou úlceras. Você só precisa espalhar um pouco em cima e deixar que atue.

Acalmar a língua queimada

Se bebendo uma infusão, um café, uma sopa ou provando como ficou um molho você queima a língua, chupe um cubo de açúcar ou derrame um pouco do refinado sobre ela.
azucar5

Reduzir o picante das comidas

Se você está preparando um condimento ou um molho e ficou muito picante, não hesite em colocar uma colherzinha de açúcar. Também serve para quando uma comida com tomate quente fica muito ácida.

Esfoliar a pele

Misturando açúcar com azeite de oliva ou de amêndoas, você pode criar um excelente esfoliante para eliminar as células mortas do corpo.

Estender o batom

Um dos problemas das mulheres é que seu batom não se mantém durante todo o tempos que elas querem. Por beber, fumar, passar a ponta da língua ou cumprimentar alguém já desaparece. Para que dure um pouco maisespalhe um pouco de açúcar sobre seus lábios depois de pintá-los, deixe uns instantes e depois o lambe de maneira uniforme.

Limpar as mão sujas

Isto é bom para os homens que trabalham com gordura ou óleo (os mecânicos, por exemplo), ou depois de usar pinturas. Somente tem que colocar um pouco de açúcar e lavar com o sabonete habitual para que se torne um abrasivo.
azucar6

Melhorar o aspecto do jardim

Misture três colheres de açúcar com duas de vinagre e um quarto deágua morna. Aplique na terra ao redor das plantas. O açúcar alimentará os talos e o vinagre evitará que se desenvolva as bactérias.

Limpar a cafeteira

Despeje um quarto de xícara de açúcar no moedor e deixe uns 3 minutos como se estivesse preparando café. Limpe com abundante água.

Tirar as manchas de gordura

Se a sua roupa preferida, a toalha de mesa ou as cortinas se mancham com gordura, prepare uma pasta com açúcar e água e aplique diretamente. Deixe que repouse uma hora pelo menos e depois lave como sempre.

Manter as bolachas e os bolos frescos

Colocá-los em um recipiente tampado juntos a vários cubos de açúcar para que durem mais tempo. O mesmo pode se aplicar ao queijo para ralar, para que não endureça.
Os açúcares mais comuns para essas práticas são em cubos e/ou refinado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROMERO BRITTO - arte- quadros- alegria - cores

ROMERO BRITTO esta imagem tenho no notebook linda.... ESPETACULAR....
Faça esta meditação antes de dormir.....

gifs animados-diverso-tumber-Facebook-Twitter

gifs animados-diverso-tumber-Facebook-Twitter segunda-feira obrigada por visitar meu blog.......bjos deixe seu recado...... bjos to de olho em vc...... soninho boa noite........   tumblr_ln2q709ogB1qgkmdy.gif   julfachini.tumblr.com   480 × 225 Pesquisa por imagem como faz gif? eu não sei fazer gif, os gifs dos meus posts eu pego na dash mesmo. Visitar página   Visualizar imagem   Imagens relacionadas: Visualizar mais As imagens podem ter direitos autorais. Enviar feedback   Gifs Fofos: Outubro 2013   gifesfofos.blogspot.com   500 × 375 Pesquisa por imagem Gifs dos Padrinhos Mágicos Visitar página   Visualizar imagem   Imagens relacionadas:                 Visualizar mais As imagens podem ter direitos