segunda-feira, maio 12, 2014

caminhada-andar-viver bem -bem estar....

Dê uma volta

Imagem: Mariano Belmar

Eu já ouvi de diversos amigos que passaram por períodos de depressão que seus médicos recomendaram que eles começassem a correr ou a caminhar diariamente. Isso sempre me deixou curiosa, porque não se trata de uma solução médica comum.
Porém, ultimamente, tem feito parte da minha filosofia de simplicidade ir mais a pé aos lugares diversos. Minha gente, já gastei tanto dinheiro com táxi, carro, ônibus nesta vida! E até hoje, quantas vezes não deixo para fazer tudo de uma só vez, só para aproveitar que saímos de carro e, então, passamos em diversos lugares para aproveitar o translado!
Eu quis compartilhar essa “dica” simples com vocês porque é algo que tem me feito muito bem.
Não estou dizendo para você se planejar, ter uma rotina de exercícios, caminhada, comprar tênis, calça legging – nada disso. Estou dizendo somente para você ir a pé até a padaria. Para dar a volta no quarteirão no seu horário de almoço. Para ir a pé até qualquer lugar, em vez de ir de carro, de ônibus. Para aproveitar cada oportunidade que você tiver no seu dia a dia para dar uma volta.
Quando você está andando, esse é um período só seu. Para pensar na vida. Se quiser andar com outras pessoas, maravilhoso! É a oportunidade de conversar, desabafar, inspirar.
Além desses motivos acima, tem alguns outros:
  • Faz bem para o coração;
  • Diminui o risco de algumas doenças;
  • Eleva o humor;
  • Ajuda a controlar o peso;
  • Leva o cachorro para passear.
Está triste, chateada(o) ou estressada(o)? Dê uma volta!
PS - Henry Thoreau tem um livro maravilhoso sobre assunto, chamado “Andar a pé”. Recomendo muito, como todos os livros dele. Clique aqui para fazer o download do .PDF.
“Que será que às vezes tanto nos dificulta determinar o destino a dar os nossos passos? Creio na existência de um magnetismo sutil na natureza o qual, se cedermos inconscientemente, nos levará ao caminho acertado.” – Henry Thoreau