Pular para o conteúdo principal

MUDANÇA + AÇÃO = FELICIDADE-gratidão-BEM ESTAR-PENSAMENTO-AUTO ESTIMA





FELICIDADE DEVE SER PRATICADA PARA EXISTIR

Conheça a Psicologia Positiva e descubra como melhorar seu bem-estar

MUDANÇA + AÇÃO = FELICIDADE

Ao meu ver, o grande diferencial da Psicologia Positiva é justamente a ação, afinal, é a prática diária é que nos leva a melhorar nosso bem-estar e nossa vida. São pequenos passos de cada vez. Talvez o problema da maioria das pessoas é que quando resolvem mudar, querem que tudo mude de uma única vez. É como se alguém que nunca praticou atividade física resolvesse sair correndo uma maratona..."Talvez o problema da maioria das pessoas é que quando resolvem mudar, querem que tudo mude de uma única vez. É como se alguém que nunca praticou atividade física resolvesse sair correndo uma maratona..."
Assim, acabamos achando que não funciona e desistimos logo. Precisamos ir aos poucos, cada um no seu ritmo, mas sempre caminhando, com um passo de cada vez.
Para facilitar, podemos trocar a palavra mudança por rituais. Afinal, mudar implica uma série de movimentos que podem parecer muito difíceis inicialmente. Mas com os rituais estamos bem acostumados. Acordamos em determinado horário, sempre nos lembramos de nossa higiene pessoal e de compromissos importantes. Assim, a dica principal é: se deseja mudar algo, comece praticando pequenos rituais e determinando pequenas tarefas. E o mais importante: foque nas suas melhores capacidades. Estamos muito acostumados a focar em nossos defeitos e fraquezas, pois é o que todos nos dizem que devemos fazer, afinal precisamos ser melhores. Mas, assim, achamos que nada do que fazemos é suficiente. Então, foque no que tem de melhor, nas suas melhores habilidades.

QUAL RITUAL VAI INCORPORAR NA SUA ROTINA?

São muitas dicas valiosas que a Psicologia Positiva oferece. Mas como estou explicando, não adianta desejarmos praticar tudo de uma só vez. O ideal é inserir um ou dois rituais por mês ou a cada dois meses. Assim, ser torna um hábito e podemos partir para uma nova mudança. Então, para começar, que tal sermos gratos? Isso mesmo, a gratidão pelo que já temos em nossas vidas é um ótimo começo para conseguirmos alcançar mais. Todos os dias, antes de dormir, pense no mínimo em cinco coisas pelas quais pode manifestar a gratidão."Todos os dias, antes de dormir, pense no mínimo em cinco coisas pelas quais pode manifestar a gratidão."
Se achar que não pode encontrar nada de positivo, pense nas pequenas coisas: o simples fato de estar vivo, um céu azul, uma chuva refrescante, um sorriso de alguém, dormir em uma cama gostosa, etc. Escreva sempre e crie um diário de gratidão. Com o passar do tempo, seu olhar estará mais treinado a ver o quanto podermos ser gratos todos os dias por tantas dádivas que nos são apresentadas.
Mas não se iludam acreditando que ser feliz é deixar de ter problemas, pois isso sempre teremos. E que bom, pois muitas vezes as dificuldades nos ensinam e nos fazem amadurecer. O que certamente fará toda a diferença é saber lidar com os problemas e não lamentar e reclamar o tempo todo que eles existem. É partir para ação! Isso dá um colorido novo para nossa vida, pois sempre estaremos caminhando, subindo um degrau por vez. E começaremos a agir com o coração, fazendo o bem para o outro e para nós, mudando aos poucos nosso foco e percebendo o quanto podemos evoluir e ser melhores sempre. Assim daremos cor à nossa ação.
Espero ainda poder compartilhar muito desta nova Psicologia com vocês!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça esta meditação antes de dormir.....

gifs

gifs LIMPEZA ESPERO QUE FIQUE LIMPO                                                                                                                                              

ROMERO BRITTO - arte- quadros- alegria - cores

ROMERO BRITTO esta imagem tenho no notebook linda.... ESPETACULAR....