Pular para o conteúdo principal

sonhos-bem estar-saúde

Descubra como os sonhos acontecem


Durante o sono, tudo pode acontecer na nossa cabeça!

Embora os sonhos sejam um mistério até mesmo para os médicos que estudam o assunto, é comum dizer que eles são expressões desorganizadas do nosso cérebro. Os sonhos podem retratar fatos do nosso dia a dia, dúvidas, estados de espírito e desejos, tudo de forma misturada e bagunçada. Quem nunca teve sonhos sem nenhum sentido? Se você tiver ido à escola, fofocado com as amigas, brigado com seu irmão e esquecido a lição de casa, tudo isso pode acontecer no mesmo sonho, ainda que não exista nenhuma relação entre os fatos. Complexo, né?
Por que sonhamos?
Acontece assim: enquanto estamos dormindo, passamos por cinco fases do sono. Na passagem de uma fase para a outra, nosso sono fi ca cada vez mais pesado. A última etapa é chamada de REM (em inglês, Rapid Eye Moviment, ou “Movimento Rápido dos Olhos”) e é bem profunda. Ela tem esse nome porque nossos olhos se movimentam bem rápido por debaixo das pálpebras, graças à grande atividade cerebral. Nosso cérebro, totalmente relaxado, se desliga do mundo externo e começa a reproduzir os acontecimentos do dia, memórias e sentimentos. Ele também joga fora informações inúteis que acumulamos enquanto estamos acordados. Assim começa o sonho: é como se o cérebro estivesse “arrumando a casa”.
A importância dos sonhos
A função dos sonhos ainda é motivo de discussão, mas os neurologistas e psicólogos já levantaram algumas hipóteses. Os sonhos seriam importantes para firmar memórias, exercitar a criatividade, organizar o que vivemos e também testar experiências sem termos de agir de verdade. Além disso, sonhar é uma delícia! Nosso cérebro pode recriar histórias sem se preocupar com os limites de tempo e espaço. Podemos fazer coisas impossíveis, como voar ou viajar no tempo (e ter a sensação de que é real!). Todo mundo já acordou mais feliz depois de um sonho bacana, né? E o contrário também é válido: um pesadelo pode deixar a gente triste e com medo.
Ué, esqueci!
Sonhamos cerca de 20% a 25% do tempo que dormimos. Isso significa que, se dormirmos 8 horas por noite, dá tempo de sonhar umas 4 ou 5 vezes. Durante esse período, é bem difícil fixar as lembranças desses sonhos. Só dá para lembrar com mais precisão quando acordamos no meio do sonho ou logo após ele terminar. Por isso, o mais comum é só nos lembrarmos de alguns pedacinhos do sonho. Mas não se engane: todo mundo sonha, todos os dias! É que algumas pessoas conseguem se recordar de mais detalhes e outras, de quase nada. Além disso, é mais fácil se lembrar de sonhos com alguma carga emocional, seja positiva ou negativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça esta meditação antes de dormir.....

gifs

gifs LIMPEZA ESPERO QUE FIQUE LIMPO                                                                                                                                              

ROMERO BRITTO - arte- quadros- alegria - cores

ROMERO BRITTO esta imagem tenho no notebook linda.... ESPETACULAR....