Pular para o conteúdo principal

Casa limpa -ORGANIZAÇÃO-VIVER BEM

Casa limpa de verdade

Às vezes, só passar uma água ou lavar uma vez por semana não elimina a sujeira microscópica dos ambientes. O Dr. Bactéria dá dicas simples para deixar tudo bem cheiroso!


Cientificamente falando, ninguém morre se comer um prato de comida onde uma mosca tenha pousado. Mas como moscas e baratas costumam carregar bactérias e coliformes fecais nas patas, provavelmente a pessoa que observar essa cena morrerá... de nojo! Portanto, a limpeza do lar é essencial.

Mas como evitar bolor nas paredes do banheiro ou afastar insetos nocivos da cozinha? O biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, dá várias dicas no livro Xô, bactéria! (Ed. Manole). E um alerta especial para AnaMaria: "Na cozinha, só use tábua de carne de plástico. Nas de madeira, as bactérias se multiplicam rapidinho".

Atenção: troque os panos de limpeza e de prato com frequência!
 

Para afastar insetos nocivos

1. Como eliminar as moscas da cozinha?

Basta limpar diariamente a pia, os balcões e o chão, além de tomar cuidado para não deixar nenhum alimento exposto. Se possível, instale telas nas janelas e mantenha as portas fechadas.

2. É possível acabar com as mosquinhas de banheiro?

Sim. Conhecidas como moscas dos ralos, suas larvas se alimentam de bactérias que crescem no material gelatinoso desse local. Para exterminá-las, use luvas e primeiro retire o tampão do ralo. Depois pegue uma bacia com uma solução de água quente (1 litro), mais 1 colher (sopa) de detergente. Lave com uma escova própria e enxágue com água bem quente. Para finalizar, prepare uma solução de 1 litro de água fria com 1 copo de água sanitária, despeje nessa área e deixe agir.
 

Para manter a higiene geral

Na sala

Sofá: o estofado acumula poeira e abre brechas para a proliferação de ácaros, principalmente os de tecido. O ideal é aspirar o móvel uma vez por semana. Se tiver almofadas soltas, bata-as e coloque-as no sol todo dia por 20 minutos. Depois, recoloque-as no lugar.

Tapetes e cortinas: essas peças também acumulam pó e sujeira, possibilitando a multiplicação de ácaros. Para evitar isso, mantenha a casa arejada e procure lavar tapetes e cortinas mensalmente. O intervalo máximo para essa limpeza é de três meses.

Na cozinha
Esponja de louça: ela é um dos principais focos de bactérias da cozinha. Deve ser higienizada diariamente e sua vida útil não deve passar de sete dias. Após cada uso, lave com água e detergente, e deixe-a secar. Outra dica é preparar uma solução com 2 col. (sopa) de água sanitária e 1 litro de água. Mergulhe a esponja por até 10 minutos, torça e guarde em local seco, nunca sobre o sabão.
Pia: o local onde estão depositadas louças sujas e os alimentos são manipulados também é fonte de germes. Todo cuidado é pouco na hora da limpeza. Misture 250 ml de água e 1 col. (chá) de água sanitária e jogue no ralo.
No banheiro
Paredes e box: o vapor do chuveiro eleva a umidade das paredes, surgindo o bolor. A aplicação quinzenal de uma mistura feita com 50% de água sanitária e 50% de água elimina os fungos. Você também pode usar vinagre puro no rejunte. Aguarde pelo menos duas horas para enxaguar com água.
Vaso sanitário: não dê descarga com a tampa levantada! Isso espalha no ar germes que ficarão rodando pelo ambiente por até duas horas, contaminando escovas de dente e outros materiais dispostos sobre a pia. Portanto, mantenha a privada sempre fechada. E faça uma limpeza todos os dias com desinfetante e água sanitária.
No quarto
Colchão: nele, os ácaros também costumam fazer a festa. A cada 15 dias, aspire-o e, em seguida, passe um pano levemente embebido em álcool puro. Deixe ventilar por alguns minutos. Se preferir, deixe-o secar ao sol.
Guarda-roupa: é comum o aparecimento de traças no interior do móvel. Apesar de não representarem riscos à saúde, são uma praga. Por isso, devem ser combatidas, evitando que destruam as roupas. Coloque no fundo do armário algumas pastilhas de formol (à venda em lojas de materiais odontológicos) ou use um sachê (saquinho) de pano fino com pauzinhos de canela. Além de espantar a traça, a especiaria perfuma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROMERO BRITTO - arte- quadros- alegria - cores

ROMERO BRITTO esta imagem tenho no notebook linda.... ESPETACULAR....
Faça esta meditação antes de dormir.....

gifs animados-diverso-tumber-Facebook-Twitter

gifs animados-diverso-tumber-Facebook-Twitter segunda-feira obrigada por visitar meu blog.......bjos deixe seu recado...... bjos to de olho em vc...... soninho boa noite........   tumblr_ln2q709ogB1qgkmdy.gif   julfachini.tumblr.com   480 × 225 Pesquisa por imagem como faz gif? eu não sei fazer gif, os gifs dos meus posts eu pego na dash mesmo. Visitar página   Visualizar imagem   Imagens relacionadas: Visualizar mais As imagens podem ter direitos autorais. Enviar feedback   Gifs Fofos: Outubro 2013   gifesfofos.blogspot.com   500 × 375 Pesquisa por imagem Gifs dos Padrinhos Mágicos Visitar página   Visualizar imagem   Imagens relacionadas:                 Visualizar mais As imagens podem ter direitos