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Cure a baixa autoestima

1. Faça uma lista das opiniões negativas que você tem a respeito de si mesmo. Seja o mais específico possível. “Sou feio” é generalizado, “meus olhos são muito pequenos” é mais particular. Outros exemplos: “Eu me sinto incapaz de expor minha opinião na reunião de trabalho”; “Sou incapaz de dizer ‘não’ ”; “Sinto que incomodo as pessoas com minha presença”, “Não me sinto respeitado/amado pelo meu pai”.

2. Selecione uma dessas opiniões negativas. Sinta como seu corpo reage a ela e foque na sensação mais forte (dor na barriga, tensão nos ombros, tensão nas mandíbulas, fraqueza nos joelhos...).

3. Dê uma nota de zero a dez à intensidade dessa sensação.

4. Inicie a preparação batendo no ponto caratê enquanto diz: “Mesmo tendo esta sensação de... [fraqueza nos joelhos, por exemplo], eu me aceito e me perdoo profunda e completamente”. Repita a frase três vezes.

5. Fazendo os pontos de EFT, diga a frase lembrete: “Esta sensação de fraqueza nos joelhos”.

6. Reavalie a sensação dando uma nota de zero a dez. Se for zero, recomece o processo, mas com um novo sintoma (tensão na mandíbula, por exemplo). Caso contrário, se a sensação negativa persistir, inicie outra rodada de EFT a partir do quarto passo, mas desta vez dizendo: “Mesmo tendo este resto de... [sensação de fraqueza nos joelhos], eu me aceito profunda e completamente”. O mesmo vale para a frase lembrete: “Este resto de sensação de fraqueza nos joelhos”. Além dessa frase, você pode complementar com outras, como: “Mesmo eu não sendo perfeito como um modelo, eu sou o perfeito eu”; “Mesmo que queira ser aceito pelos outros quando eu mesmo não me aceito como sou, eu me perdoo profundamente”; “Mesmo que eu sinta que incomodo com minha presença, eu existo e tenho tanto valor como todo mundo”; “Mesmo que eu sinta medo de expor minha opinião, ela tem valor e pode fazer a diferença”.

7. Refaça a sequência até zerar todos os aspectos.


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