sexta-feira, agosto 30, 2013

AUTO-MASSAGEM

Maneiras de usar as mãos para relaxar a mente


TOQUES DE EQUILÍBRIO

Conseguir tempo para ir ao spa é ótimo, mas ser sua própria massagista é uma alternativa para relaxar sem sair de casa. Simone Bassani Pacheco Ferreira, terapeuta do Lapinha Spa, no Paraná, ensina duas automassagens para momentos de emergência. Dica da expert: "O segredo é a intensidade do toque. Os mais vigorosos servem para energizar, e os suaves, para acalmar".


               

Alivie o stress

1. 
Pingue algumas gotas de óleo de amêndoas ou semente de uva na palma das mãos (se não tiver, use creme de massagem à base de cânfora) e esfregue até aquecê-las.

2. Pegue o punho esquerdo com a palma da mão direita e vá amassando o braço até alcançar o cotovelo. Repita no outro braço.

3. Coloque mais óleo ou creme nas mãos, esfregue-as e envolva o pescoço com as duas juntas. Com a ponta dos dedos, faça movimentos circulares suaves na lateral do pescoço e desça até o músculo trapézio (entre o pescoço e os ombros). Continue os movimentos pelas costas, até onde seus braços alcançarem.

4. Repita a sequência e, desta vez, aperte com a ponta dos dedos e segure por cinco segundos nos pontos mais doloridos.


Revitalize corpo e mente

1.
 Aplique óleo ou creme da sua preferência na palma das mãos e esfregue para aquecê-las. Dê beliscões rápidos e firmes com a ponta dos dedos das duas mãos na panturrilha. Essas manobras funcionam como estimuladoras da circulação.

2. Ainda com a ponta dos dedos, pressione os músculos desde o calcanhar até o joelho, passando por todos os lados da perna. Repita a sequência na outra perna.

3. Faça a massagem por, em média, dez minutos (cinco em cada perna).