segunda-feira, julho 29, 2013

ORGANIZAÇÃO-LIMPEZA

9 jeitos de usar cera de carro no dia a dia doméstico

Já passou pela sua cabeça utilizar a cera do carro para limpar o exaustor ou acabar com o ferrugem? Aprenda estes e outros truques



O maridão adora cuidar do veículo no final de semana e sempre sobra um pouco de cera automotiva? Legal, mesmo um restinho é suficiente para resolver vários problemas domésticos que parecem sem solução, como recuperar CDs e DVDs arranhados, prevenir manchas nas torneiras de metal e evitar que o espelho embace durante o banho. Mãos à obra!
1. Tesoura de poda afiada
Sabe por que ela fica dura, enferruja e perde o fio rapidinho? É que a seiva das plantas, composta principalmente de aminoácidos e açúcares, oxida o metal. Passe cera de automóvel à base de carnaúba no parafuso que une as lâminas e nas próprias lâminas antes da poda. O revestimento formado pelo produto protege o metal e facilita a limpeza.
2. Vaso sanitário novo
Elimine manchas na peça e previna entupimento em minutos e sem drama. Interrompa o fluxo de água para o vaso sanitário, aplique uma fina camada de cera dentro dele, deixe agir por dez minutos, abra o registro e dê descarga. As manchas se desprendem com a ação fluidificante do produto, que também lubrifica o cano de escoamento, evitando que a privada entupa.
3. Exaustor sempre limpo
Dá até desânimo pensar em esfregar a gordura acumulada no filtro do aparelho. Porém anime-se, porque será a última vez! Após a limpeza com água e sabão, espalhe cera automotiva no filtro em movimento circular. O revestimento facilita a próxima limpeza e impede que a gordura se fixe no filtro.
4. Reflexo perfeito
Desembaçar o espelho depois do banho pode ser uma tarefa demorada no corre-corre da manhã, pois ainda falta fazer a maquiagem e o tempo está passando! Evite esse stress aplicando uma camada fina de cera de carro na peça. Em seguida, retire o excesso com uma flanela limpa. O produto cria uma película transparente na superfície e não deixa o vapor se acumular. O efeito dura cerca de 30 dias!
5. Torneiras brilhantes
Poucas horas depois de lustrar as torneiras você percebe que elas estão novamente manchadas. Elimine o problema de vez assim: limpe e seque as peças e passe uma pequena quantidade de cera. Ela funciona como um escudo, por onde a água vai deslizar sem manchar. A dica é válida para torneiras cromadas.
6. Antiferrugem
Trocar as lâmpadas da casa pode ser um trabalho árduo quando a rosca do soquete está enferrujada. Isso geralmente acontece nas peças que ficam na área externa da casa. Mas você pode fazer o serviço sem esforço se aplicar 1 colher (chá) de cera automotiva por dentro da rosca antes de fixar a lâmpada. A cera age como um selante, impedindo que a umidade oxide o metal.
7. Corre fácil
Você puxa a cortina do box e ela emperra no meio do caminho. Resolva o inconveniente encerando a barra. O produto forma um revestimento invisível, que permite o deslizar fácil e silencioso dos anéis da cortina. Mas esse truque só funciona em barras de alumínio ou pintadas, porque a cera de carro, com o tempo, resseca o material plástico. Reaplique sempre que achar necessário.
8. Pet a salvo
Se não for de alumínio, a plaquinha de identificação do seu cachorro ou gato acaba oxidando com o tempo e dificultando a leitura das informações do bichinho. Você pode mantê-la protegida fácil, fácil: espalhe uma camada fina de cera automotiva no metal. Deixe secar e só depois recoloque a plaquinha na coleira. Repita o processo a cada dois meses.
9. Comida só para passarinho!
Você colocou um alimentador de pássaros no quintal, mas quem tem feito a festa no bufê de sementes são os ratinhos? Basta usar uma boa quantidade de cera de carro na vara que sustenta a bandeja para torná-la escorregadia. Isso vai impedir que os "ladrõezinhos" escalem o alimentador e acabem com toda a comida.