Pular para o conteúdo principal

AUTOCONHECIMENTO AMPLIA ALEGRIA DE VIVER

Investigue a si mesmo e descubra o que lhe inspira e dá prazer
 
Para nós, que trabalhamos desenvolvendo habilidades comportamentais, não é raro receber pessoas relatando falta de alegria de viver, falta de propósito ou missão pessoal e até mesmo uma sensação de que apenas "numa outra vida" seria possível recomeçar, fazendo novas escolhas que resultassem em maior realização. Esse tipo de relato é muito triste de se ouvir.
Nosso objetivo não é diagnosticar estados depressivos (função reservada exclusivamente aos médicos e psicólogos), mas discutir de que forma a falta de propósito na vida pode estar ligada à falta de autoconhecimento, falta de relacionamentos e a estados mentais repetitivos de negatividade e pessimismo.
O papel do autoconhecimento é importante quando falamos de reconexão com energias vitais. Quando uma pessoa consegue descobrir alguma atividade que lhe dá prazer ou algo que a inspira, fica mais fácil recobrar um sentido de "missão pessoal"."Quando uma pessoa consegue descobrir alguma atividade que lhe dá prazer ou algo que a inspira, fica mais fácil recobrar um sentido de "missão pessoal"."
Isso a impulsiona também a agir e colocar movimento em seu dia a dia. Existem hoje ferramentas de autoconhecimento e testes de perfil, disponíveis na internet, que podem ajudar quem não sabe por onde começar a investigar a si mesmo, seus talentos e potenciais. A ajuda de um Coach de Vida também pode instrumentar essa investigação.
Para expandir o autoconhecimento, relembre dois ou três momentos na sua vida em que você se sentia muito bem, fluindo, livre e alegre. Anote para cada um desses momentos:
  • 1O que estava acontecendo?
  • 2O que você estava fazendo?
  • 3Onde você estava?
  • 4Quem estava com você ou participava indiretamente daquilo?
  • 5Para que você fazia aquilo ou estava lá?
  • 6Quais recursos, dinheiro ou bens estavam sendo usados?
  • 7Qual era sua sensação?
  • 8Se você pudesse dar um título a você mesmo naquele momento, qual seria? (Por exemplo: "Desbravador", "Aventureiro", "Apaixonado", "Amigo", "Servidor", "Líder").
  • 9Se esse momento trouxesse uma lição a respeito de quem você é, qual seria?
Além de ampliar a consciência, precisamos dizer um "não" bem contundente para todas - e digo todas - as vezes em que nos pegamos tendo pensamentos como: "por que fazem isso comigo?", "não acredito que estou passando por isso de novo", "está dando tudo errado hoje", "tudo dá errado comigo", "só na minha vez acontece isso" e variações disso.
Toda essa categoria de pensamentos leva a pessoa a se vitimizar, "roubando" seu poder de decidir e resolver - a seu favor - as situações que vão acontecendo. Se esse padrão de pensamentos se tornar repetitivo, cada dia mais a pessoa irá se enfraquecer, ameaçando as rédeas de sua vida. Lembre-se de que o negativismo é contagioso, não passe nem um dia ao lado dele!"Lembre-se de que o negativismo é contagioso, não passe nem um dia ao lado dele!"
Para encher seus pensamentos de ideias positivas e inspiradas, outra dica é buscar livros, filmes e sites que falem da habilidade de se relacionar. É comprovado que amizades e relações familiares nutritivas dão suporte e apoio para sairmos de estados físicos e mentais negativos.
Veja três dicas abaixo, para desenvolver seus relacionamentos.

LIVRO

A "bíblia" do relacionamento é o livro "Como fazer amigos e influenciar pessoas" (Ed. Nacional), de Dale Carnegie. Compre em sites de sebos virtuais que são mais baratos e entregam pelo correio. Não se esqueça de que com novas amizades você poderá abrir novas oportunidades para você.

SITE

Consulte o site da autora e terapeuta Louise Hay, que é genial a respeito de como uma pessoa pode modificar sua realidade, afastando o pessimismo.

FILME

"Intocáveis" (Intouchables, dirigido por Olivier Nakache e Éric Toledano) é muito sensível e nos faz pensar profundamente sobre o valor da vida e da alegria.
Dar novo sentido à vida (agora e não na próxima encarnação) começa quando fazemos o que gostamos e com uma boa rede de relações. Assim, deixo para você três perguntas de coaching:
  • 1De que forma você tem mostrado interesse por iniciar novas amizades?
  • 2Cite cinco ações que você fez no último ano para isso.
  • 3Onde você tem ido para conhecer pessoas novas (esportes, jogos, trabalhos, clubes, associações, viagens, dança)?
Espero que a partir desses questionamentos seja possível agir de outra forma e criar novidades, trazendo a alegria para sua vida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

gifs

gifs LIMPEZA ESPERO QUE FIQUE LIMPO                                                                                                                                              
Faça esta meditação antes de dormir.....

gifs animados-diverso-tumber-Facebook-Twitter

gifs animados-diverso-tumber-Facebook-Twitter segunda-feira obrigada por visitar meu blog.......bjos deixe seu recado...... bjos to de olho em vc...... soninho boa noite........   tumblr_ln2q709ogB1qgkmdy.gif   julfachini.tumblr.com   480 × 225 Pesquisa por imagem como faz gif? eu não sei fazer gif, os gifs dos meus posts eu pego na dash mesmo. Visitar página   Visualizar imagem   Imagens relacionadas: Visualizar mais As imagens podem ter direitos autorais. Enviar feedback   Gifs Fofos: Outubro 2013   gifesfofos.blogspot.com   500 × 375 Pesquisa por imagem Gifs dos Padrinhos Mágicos Visitar página   Visualizar imagem   Imagens relacionadas:                 Visualizar mais As imagens podem ter direitos