sábado, julho 12, 2014

ansiedade-calma - auto-ajuda- aromoterapia- ria





Muita calma nessa hora: 6 formas naturais de aliviar a ansiedade

Com métodos simples e agradáveis você combate a inquietação, a alta tensão, o pensamento acelerado e outros sinais de ansiedade acima do normal.



 

Adote a técnica do-in para se acalmar: com a ponta dos dedos no ponto mais alto da cabeça, faça massagens em movimentos circulares no sentido horário, por três minutos. Na acupuntura, este ponto se chama Morada do Espírito. Portanto, acalma o espírito e a mente, transmitindo essa sensação para todo o corpo, segundo o massoterapeuta e acupunturista Robson Sérgio. Outra opção para diminuir a ansiedade é a massagem do lóbulo, aquela parte inferior e molinha da orelha. Com os lóbulos entre os dedos indicador e polegar, massageie a região por três minutos. Segundo a auriculoterapia, cada ponto da orelha corresponde a um órgão e o lóbulo acessa a área cerebral ligada à ansiedade.

2- Use florais de Bach

Para baixar a ansiedade, a terapeuta floral e aromaterapeuta Andrea Darco recomenda os florais Rescue e White Chestnut, que ajudam a tranquilizar e dar mais clareza mental. Devem ser preparados juntos em uma farmácia de manipulação, com solução alcoólica a 10% (frasco de 30 ml). Na crise ansiosa, a terapeuta aconselha 4 gotas a cada duas horas, durante três dias. Pingue diretamente na língua ou dilua em um pouco de água. Depois, mantenha a mesma dose, mas apenas quatro vezes ao dia, durante um mês. Os florais de Bach foram criados na década de 1930 pelo médico Edward Bach, que descobriu, através da vibração de determinadas flores nativas, a energia necessária para curar os “males da alma”, explica Andrea.

3- Res... pi... re!

Fácil de reconhecer, um dos principais sinais da ansiedade é a respiração acelerada, muito concentrada na parte superior do peito, mantendo ombros e nuca tensionados. Quem alerta é Aline Evelyn da Silva, educadora física especializada em ioga. Para desacelerar esse processo, ela recomenda parar um pouquinho, pelo menos por dois minutos, e praticar a seguinte respiração diafragmática: sentada e contando lentamente até 4, respire fundo pelo nariz até sentir o abdômen cheio de ar. Em seguida, expire, também pelo nariz, esvaziando completamente os pulmões e usando novamente os músculos abdominais. Repita essa técnica de respiração algumas vezes ou sempre que estiver muito ansiosa.

4- Ouça uma música relaxante

 

Existem vários estudos científicos comprovando o poder dos acordes musicais sobre nossas emoções. Pesquisas recentes, usando técnicas de neuroimagem, demonstraram que a música pode graduar a atividade de estruturas cerebrais envolvidas com as emoções e ser usada para tratar perturbações psiquiátricas e neurológicas. Mas, atenção, a música deve ser suave e relaxante, porque é a que melhor combate a ansiedade. Se não tiver nenhum CD de músicas relaxantes em casa, ouça uma música calmante japonesa neste link (ou pesquise outras na internet): http://bit.ly/1gkZO3u

5- Aposte na aromaterapia

Use o poder dos óleos essenciais na sua casa! Os componentes benéficos da planta enviam mensagens do olfato para o cérebro, atuando terapeuticamente, segundo a especialista Andrea Darco. Na crise ansiosa, o óleo indicado é o de lavanda. Pingue cinco a dez gotas na água do difusor elétrico ou de vela. O óleo evapora junto com a água, perfuma o ambiente e logo você se sentirá mais relaxada. Outros óleos que ajudam a diminuir o estado ansioso são os de manjerona, laranja, limão e olíbano. Atenção: nunca aplique óleo essencial direto na pele, pois pode provocar reações indesejáveis, alerta Andrea. Também não confunda óleo essêncial com essência, que traz bem-estar, mas não atua terapeuticamente.

6 - Ria
 

Estudos médicos revelam que rir melhora o ritmo cardíaco, além de baixar a ansiedade e o estresse. O mais interessante dessa descoberta é que o corpo reage de forma positiva ao riso, mesmo quando ele não é espontâneo, sabia? O princípio da risoterapia é que, forçando o riso, nosso corpo também libera endorfinas, hormônios responsáveis pelo bem-estar. Portanto, o negócio é incluir no seu dia a dia frases engraçadas, filmes e sites de humor. Também transforme em humor os seus pequenos erros – além de aliviar a ansiedade, sua vida fica mais divertida!