Pular para o conteúdo principal

MOTIVAÇÃO-PILATES- exercícios-movimentos

MOTIVAÇÃO É CHAVE PARA A PRÁTICA DO PILATES

Repetição de exercícios permite melhoria na execução dos movimentos

 
Práticas corporais são indispensáveis para se manter com energia, livre de tensões e para alcançar o máximo de saúde e equilíbrio. Se você já praticou ou está praticando alguma atividade física regularmente, sabe que, no início, nossa motivação é alta e nos empenhamos para aprender e colher o mais rápido possível todos os benefícios daquela prática.
Mesmo quando nos dedicamos há algum tempo a uma atividade física que gostamos e que já dominamos, sempre nos deparamos em algum momento com a preguiça, a falta de motivação, aquela vontade de pular a prática "só hoje". Ainda que reconheçamos o grande prazer que essa atividade nos traz, muitas vezes temos a impressão que já experimentamos tudo e caímos numa certa monotonia. Com a prática de Pilates não é diferente. No início são muitas novidades, exercícios novos e desafios, nos deixando ávidos por aprender. Mas com o tempo, a série de exercícios passa a ser conhecida, alguns movimentos já julgamos dominar totalmente e, mesmo com a introdução de alguns exercícios novos, parece que caímos no "piloto automático".
É assim mesmo, a aprendizagem tem fases. E a repetição dos mesmos movimentos, longe de instalar o tédio e o desinteresse, tem uma outra função: a de permitir que cada um aprimore a qualidade da execução de exercícios ou posturas. Com excelência e maior domínio dos seis princípios do método Pilates (respiração, concentração, controle, fluidez, precisão e acionamento do centro de força) somos capazes de realizar os exercícios com mais naturalidade, atingindo a perfeita integração de todo o ser.
No início da aprendizagem não somos tão "competentes", mas como estamos mais motivados, tornamo-nos atentos e dispostos a assimilar os movimentos. Aprender os exercícios de Pilates é relativamente fácil, já que o que deve ser feito não é muito diferente de outras práticas que já experimentamos.

PILATES DEVE SER FEITO COM CONSCIÊNCIA

À medida que compreendemos o que nos é pedido e conseguimos realizar com razoável destreza, precisamos passar para a próxima fase que é a de como fazer os mesmos exercícios, colocando em prática simultaneamente os seis princípios.
Nessa nova fase, se não tivermos determinação e uma boa orientação, corremos o risco de cair no perigoso terreno da inconsciência, repetindo os movimentos de forma mecânica. Se assim fizermos, estaremos nos distanciados do objetivo da prática, caindo fatalmente no tédio, no desinteresse e no aborrecimento de perceber que não estamos evoluindo.
Aprender o método é relativamente fácil e rápido. Muito diferente é praticar com excelência, realmente compreendendo e realizando da forma correta. E, para isso, é necessário praticar com regularidade. Com a repetição, adquirimos novos "insigths", descobrimos novos caminhos para realizar o mesmo movimento e com isso somos capazes de repetir o mesmo exercício por anos, de uma maneira completamente nova, mais natural e muito mais eficiente.
Essa combinação de alongamento e fortalecimento desenvolvida por Joseph Pilates é uma abordagem completamente diferente daquela que estivemos acostumados a realizar em outros treinamentos. Só pode ser alcançada se praticada com afinco e regularidade, concentrando-se e seguindo as orientações específicas e detalhadas de cada exercício.
Fluência, precisão e controle só podem ser atingidos quando mantemos um ritmo adequado e aliamos a respiração ao acionamento correto do centro de força. Lembre-se que o acompanhamento de um bom professor é fundamental para identificar essas fases da aprendizagem e introduzir novos desafios que tornem o trabalho mais motivador, acrescentando modificações específicas para cada indivíduo, quando necessárias.
O respeito aos próprios limites, paciência e persistência são a chave do sucesso na pratica de Pilates. E de qualquer coisa na vida, não é mesmo?

Esta matéria foi útil para você?







comente...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

gifs

gifs LIMPEZA ESPERO QUE FIQUE LIMPO                                                                                                                                              
Faça esta meditação antes de dormir.....
religião ensinando com amor....                                                        como ensinar.... Ministério para Crianças "O Rosário, lentamente recitado e meditado - em família, em comunidade, pessoalmente - vos fará penetrar, pouco a pouco, nos sentimentos de Jesus Cristo e de sua Mãe, evocando todos os acontecimentos que são a chave de nossa salvação"  façam isso , pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele. Então Jesus abraçou as crianças e as abençoou, pondo as mãos sobre elas.” (Marcos 10:13-16) ORAÇÃO DAS CRIANÇAS... Obrigado Senhor pela minha vida, pela minha saúde, pela minha família e por todos os meus amiguinhos. Senhor Jesus ensina-me a ser uma criança cheia de fé e de amor, ensina-me a crescer nos teus caminhos, concede Se nhor a me