terça-feira, abril 15, 2014

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5 exercícios de yoga para melhorar a postura

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Que tal ficar mais elegante, jovial e saudável? Bom demais, né? Mas já observou que uma pessoa com uma postura toda encolhida e ombros grudados na orelha passa uma imagem exatamente oposta? Por isto preparamos 5 exercícios de yoga para melhorar a postura, veja aqui como fazer e fique cada dia mais elegante!

Ásanas de yoga para melhorar a postura

Os ásanas são posturas da yoga e aqui, com a ajuda da professora Augusta Lopes, separamos alguns excelentes para melhorar a postura. Lembre-se que estas sugestões não substituem a prática da yoga sob a orientação de um professor. Além disso, tanto a execução como a permanência nas posturas devem ser confortáveis e respeitar os limites do seu corpo.

PRANÂMASANA

De pé, pés unidos, e palmas das mãos unidas em frente ao peito. Respire profundamente, sinta o alinhamento da coluna. Este ásana ajuda na consciência corporal e no fortalecimento da coluna.
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HASTOTÂNÂSANA

Partindo da postura anterior inspire e suba as mãos unidas em direção do céu. Permaneça respirando profundamente. Este ásana alonga e fortalece o tronco.
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PADAHASTASANA

Partindo da postura anterior separe as mãos descendo os braços e acomodando as mãos atrás das coxas e comece a flexionar o tronco da cintura para cima com a coluna alinhada, formando a letra “L”ao contrário. Permaneça um pouco nesta postura e, aos poucos, as mãos escorregam pelas pernas em direção aos pés. Tente não flexionar os joelhos e não force demais, vá até o limite confortável. Permaneça com os braços soltos em direção aos pés ou tocando o chão, ao lado dos pés, solte o peso da cabeça e respire sentindo o movimento do abdômen. Este ásana alonga toda a parte posterior do corpo.
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DANDÂSANA

Sente-se com as pernas estendidas a frente mantendo os ísquios bem encostados no chão, para que isso aconteça, você deve acomodar as nádegas puxando um pouco cada nádega com a mão para trás. Mantenha a coluna alinhada, lembre-se do fio puxando o topo da cabeça para o alto, as palmas das mãos ficam viradas para baixo sobre as pernas. Respire e permaneça durante um tempo confortável. Este ásana melhora a postura e diminui os encurtamentos musculares posteriores, se tiver dificuldade pode elevar o apoio dos ísquios sentando sobre um plano mais elevado.
Dandasana

SIDHÂSANA

Sente-se com um pé em contato com o períneo e o outro descansando sobre o tornozelo e a panturrilha da outra perna. Permaneça mantendo a atenção na respiração, feche os olhos, deixe que os pensamentos passem por sua mente e não se apegue a nenhum deles, apenas sinta a coluna alinhada e respiração tranquila. Este ásana abre os quadris e fortalece as costas trazendo estabilidade para meditar, se houver necessidade eleve a posição dos ísquios sentando num plano mais elevado e perceba se assim o alinhamento da coluna está perfeito.
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