terça-feira, abril 15, 2014

memória -concentração -esquecimento-exercícios -saúde mental- bem estar

Melhorar memória e concentração com exercícios simples!

melhorar-memoria-concentracao-exercicios
Se você tem apelado para São Longuinho e dado muitos pulinhos porque não lembra onde deixou o carro, as chaves de casa, a bolsa, etc., não se preocupe! Problemas de esquecimento são normais e ter atenção e concentração são fundamentais para enfrentá-los. Agora, relaxe e veja aqui dicas preciosas para melhorar a memória econcentração e combater o esquecimento com exercícios simples!

Identificar os problemas de memória

Qualquer pessoa pode se esquecer de coisas, como por exemplo, o lugar onde estacionou o carro no shopping, é algo normal. Mas se oesquecimento afetar o funcionamento do dia a dia e for notado por colegas e familiares, talvez seja hora de buscar ajuda médica.
Os problemas de memória têm causas variadas:
ansiedadedepressão, carência de vitaminas, altos níveis de açúcar no sangue, problemas circulatórios, uso de certos medicamentos, problemas neurológicos até doenças mais graves como o Alzheimer, etc.

Memória, atenção e idade

memória está intimamente relacionada à capacidade de atenção, por isso é comum dizer que alguém é esquecido por estar sempre com a cabeça nas nuvens, distraído. Tanto uma criança como umidoso, se não estiverem atentos ao que ouvem, terão dificuldade para se lembrar do conteúdo da conversa depois.
Mas a memória sofre mudanças significativas com a idade. Segundo Wilson Jacob Filho, Diretor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da USP, “o envelhecimento contribui para lentificar ou diminuir a aquisição da informação”, o que reforça a necessidade de ter mais atenção ao que se faz.

Exercícios para melhorar memória e concentração

Segundo Jacob Filho, não existem remédios que comprovadamente melhorem a memória, para ele “remédio bom para a memória é o treino de memória”. Além dos jogos, é importante ter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física, manter uma vida social razoável (não se isolar do mundo) e dormir bem.
Agora vamos aos exercícios para a concentração e memória:
1) Escove os dentes com a mão contrária a que você usa normalmente.
2) Faça um caminho diferente para chegar ao trabalho.
3) Ao folhear uma revista, escolha uma imagem e pense em 20 adjetivos que a descrevam.
4) Ao entrar em um local diferente, tente observar os detalhes, depois feche os olhos e tente lembrar-se de cada um deles.
5) Monte quebra-cabeças!
6) Depois de ler ou ouvir as notícias do dia, à noite tente fazer uma lista com as principais.
Consulte o dicionário e aprenda uma nova palavra por dia, procure usá-la nas suas conversas.

E como anda a sua memória? Compartilhe conosco quais são os seus esquecimentos mais comuns.

comente.......