organização
Quem nunca se perguntou num momento de desânimo: “porque as coisas são tão difíceis?”. Realmente essa sensação de que tudo é complicado, que o tempo não é suficiente, que os dias escorrem pelos nossos dedos, adiando eternamente o sonho de produzir mais e melhor, ou, como dizem os mineiros, de “dar conta do recado”, é bem familiar.
A boa notícia é que, com estratégia e dicas absurdamente simples, é possível economizar energia e deixar a vida mais organizada eeficiente. Vem comigo!
Energia que gastamos para tomar decisões
Tomamos decisões o tempo todo, desde a hora que o despertador toca e nos decidimos se ficamos mais 5 minutos ou levantamos, se tomamos banho antes do café, que roupa usar, e por aí vai. Essas tomadas de decisões fazem com que gastemos mais tempo eenergia com questões que, se forem planejadas, vão deixar a vida mais fácil e eficiente.
Gerenciamento de tarefas ou: santa organização, Batman!!!
Vamos pensar no nosso dia, fazendo uma agenda de tudo que temos, depois estimamos o tempo para cada tarefa, marcando o que é prioridade, importante e desejável. Veja se é viável, faça os ajustes que forem necessários e organize-se para cumpri-la.
A rotina pode ser uma aliada da eficiência, crie uma que facilite sua vida. Você sabe que precisa e, teoricamente, quer fazer atividade física, tanto que fez a matrícula e pagou pelo plano anual da academia. Então, não pergunte para o seu cérebro todos os dias se ele quer ir, simplesmente vá. Assim, também, com as atividades que vamos deixando para outro dia, que nunca chega.
Delegar também é um ganho do planejamento. Quando estamos enrolados com nossos afazeres, muitas vezes nem conseguimos pedir ajuda. Espalhe esse conceito para seus filhos, marido e sua ajudante. Vai ficar bem mais fácil!
Dicas para facilitar sua vida
- Trabalhar com agenda vai deixá-la mais organizada e ajudar a dizer não, quando precisar.
- Faça uma atividade de cada vez, e termine o que começar.
- Deixe os ambientes mais funcionais, existem objetos para te ajudar, como organizador de correspondência e gaveta, pendurador de chaves do lado da porta e recipiente para controles remotos. Na linha “cada coisa tem o seu lugar” você não perde tempo procurando (o mesmo vale para bolsa).
- Trabalhar com listas de compras, agendar pagamentos e fazer check-lists, são medidas simples e eficazes.
- Tenha um ambiente organizado, livre-se do que não tem utilidade.
- Cuidado! Tem um ladrão que rouba seu tempo e estoura qualquer agenda. Veja qual é o tempo que você pode dispor para redes sociais e limite-se a ele. Afinal é facinho, facinho perder as estribeiras.
- Não se esqueça de colocar na sua agenda momentos de lazer,prazer e, porque não, ócio, afinal ninguém é de ferro.
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