Pular para o conteúdo principal

bemestar-coloque sua idéia em pratica-vivda


       6   passos para colocar uma ideia em prática

Manual para acreditar que vai dar certo e trazer à vida aquela ideia bacana que não sai da sua cabeça



  


1. Defina o alvo

Uma boa ideia tem de ser precisa. Ideia é diferente de tema ou área de atuação. Por exemplo: você pode desejar melhorar o trânsito e trabalhar em prol da mobilidade urbana. Isso é uma área. Uma ideia precisa de recorte. Um exemplo é o trabalho da rede social Carona Solidária, um serviço on-line gratuito que coloca em contato pessoas dispostas a compartilhar carros particulares em deslocamentos rotineiros - como ir ao trabalho e ou à faculdade - ou em viagens. Isso é uma ideia. 


2. Pesquise muito

Para que sua ideia seja bem-sucedida, ela precisa estar amparada por informações sobre o contexto e a legislação relacionados. Por exemplo: se a sua ideia é implantar oficinas de robótica em escolas públicas, é necessário saber como são as grades curriculares nos diferentes níveis de ensino e com quais disciplinas essa atividade complementar pode dialogar. Foi o que descobriu o pessoal do Robótica Livre, uma plataforma colaborativa em que os usuários trocam conhecimentos sobre o tema. 


3. Eleja o formato

Como a sua ideia vai funcionar na prática? Se for um projeto de internet, por exemplo, pode virar um blog, um site, uma rede social ou uma plataforma colaborativa. Se a ideia é formar uma instituição, as opções também são várias - pode ser algo informal, uma organização não-governamental (ong), uma organização social de interesse público (oscip) ou um negócio social, entre outros. Escolha o formato que melhor atenda às suas necessidades de atuação, incentivo, financiamento e tributação. 


4. Busque apoio especializado

Consultorias também são de grande ajuda. O site Saútil, que funciona como um banco de dados sobre atendimento, medicação e exames gratuitos ou de baixo custo, tornou-se viável como um negócio social com a assessoria da aceleradora Artemisia, que é focada em ajudar negócios sociais a tomarem corpo. Com essa consultoria, o site formulou uma atividade paga paralela de atendimento por telefone capaz de bancar o trabalho social na internet


5. Comece, recomece

No livro Como Mudar o Mundo, o jornalista e ativista John-Paul Flintoff ressalta a importância de se pôr a mão na massa. "Ninguém comete erro mais grave do que quem não faz nada só porque poderia fazer pouco", disse o estadista irlandês Edmund Burke. Pense no que pode fazer nas próximas 24 horas, nesta semana. "Mudar o mundo é um trabalho que jamais termina", enfatiza Flintoff. Então motive-se com o fato de que sempre haverá o que fazer. 




6. Mantenha o foco

Madre Teresa de Calcutá disse certa vez que nunca olhava para as massas como uma responsabilidade dela. "Só posso amar uma pessoa de cada vez, uma, uma, uma. Talvez, se não tivesse escolhido aquela pessoa, não tivesse escolhido 42 mil. A obra inteira é apenas uma gota no oceano. Mas, se eu não tivesse contribuído, o oceano teria uma gota a menos." Então, mantenha-se atento ao que precisa ser feito, valorize o que você pode fazer. E faça. 



Postagens mais visitadas deste blog

DESENHO DE BONECAS-MENINAS-IMAGENS

DESENHO DE BONECAS-MENINAS-IMAGENS-





























































atores (delícias!)

CELEBRIDADES
Descamisados: atores (delícias!) tiram a camisa em nome de seus personagens no cinema
Rodrigo Santoro Claro que não poderia faltar uma beleza nacional, pois não só de tanquinhos gringos é feito o cinema. Rodrigo encantou a mulherada (e Cameron Diaz) no filme "As Panteras Detonando".

Kellan Lutz
Ele é mais que um rostinho bonito. É também um corpaço lindo. Essa outra delícia da saga "Crepúsculo" tira a camisa em cenas do longa épico "Imortais". E aguardem que vem mais por ai! Em 2014 ele será a estrela de "Hércules".











Justin Timberlake Com mais fama de bom moço do que de gostosão, no filme "Amizade Colorida" Justin mostra que pode arrancar mais que boas risadas de Mila Kunis. Com o torso bem definido, a gente não duvida!
















poemas-frases-pensamentos-Síndrome do Pânico

poemas-frases-pensamentos
Síndrome do Pânico

Vamos, não chores.
A infância está perdida.
A mocidade está perdida.
Mas a vida não se perdeu.

O primeiro amor passou.
O segundo amor passou.
O terceiro amor passou.
Mas o coração continua.

Perdeste o melhor amigo.
Não tentaste qualquer viagem.
Não possuis carro, navio, terra.
Mas tens um cão.

Algumas palavras duras,
em voz mansa, te golpearam.
Nunca, nunca cicatrizam.
Mas, e o humor?

A injustiça não se resolve.
À sombra do mundo errado
murmuraste um protesto tímido.
Mas virão outros.

Tudo somado, devias
precipitar-te, de vez, nas águas.
Estás nu na areia, no vento...
Dorme, meu filho.

Carlos Drummond de Andrade

(Via Geraldo Magno)