Pular para o conteúdo principal

bemestar-coloque sua idéia em pratica-vivda


       6   passos para colocar uma ideia em prática

Manual para acreditar que vai dar certo e trazer à vida aquela ideia bacana que não sai da sua cabeça



  


1. Defina o alvo

Uma boa ideia tem de ser precisa. Ideia é diferente de tema ou área de atuação. Por exemplo: você pode desejar melhorar o trânsito e trabalhar em prol da mobilidade urbana. Isso é uma área. Uma ideia precisa de recorte. Um exemplo é o trabalho da rede social Carona Solidária, um serviço on-line gratuito que coloca em contato pessoas dispostas a compartilhar carros particulares em deslocamentos rotineiros - como ir ao trabalho e ou à faculdade - ou em viagens. Isso é uma ideia. 


2. Pesquise muito

Para que sua ideia seja bem-sucedida, ela precisa estar amparada por informações sobre o contexto e a legislação relacionados. Por exemplo: se a sua ideia é implantar oficinas de robótica em escolas públicas, é necessário saber como são as grades curriculares nos diferentes níveis de ensino e com quais disciplinas essa atividade complementar pode dialogar. Foi o que descobriu o pessoal do Robótica Livre, uma plataforma colaborativa em que os usuários trocam conhecimentos sobre o tema. 


3. Eleja o formato

Como a sua ideia vai funcionar na prática? Se for um projeto de internet, por exemplo, pode virar um blog, um site, uma rede social ou uma plataforma colaborativa. Se a ideia é formar uma instituição, as opções também são várias - pode ser algo informal, uma organização não-governamental (ong), uma organização social de interesse público (oscip) ou um negócio social, entre outros. Escolha o formato que melhor atenda às suas necessidades de atuação, incentivo, financiamento e tributação. 


4. Busque apoio especializado

Consultorias também são de grande ajuda. O site Saútil, que funciona como um banco de dados sobre atendimento, medicação e exames gratuitos ou de baixo custo, tornou-se viável como um negócio social com a assessoria da aceleradora Artemisia, que é focada em ajudar negócios sociais a tomarem corpo. Com essa consultoria, o site formulou uma atividade paga paralela de atendimento por telefone capaz de bancar o trabalho social na internet


5. Comece, recomece

No livro Como Mudar o Mundo, o jornalista e ativista John-Paul Flintoff ressalta a importância de se pôr a mão na massa. "Ninguém comete erro mais grave do que quem não faz nada só porque poderia fazer pouco", disse o estadista irlandês Edmund Burke. Pense no que pode fazer nas próximas 24 horas, nesta semana. "Mudar o mundo é um trabalho que jamais termina", enfatiza Flintoff. Então motive-se com o fato de que sempre haverá o que fazer. 




6. Mantenha o foco

Madre Teresa de Calcutá disse certa vez que nunca olhava para as massas como uma responsabilidade dela. "Só posso amar uma pessoa de cada vez, uma, uma, uma. Talvez, se não tivesse escolhido aquela pessoa, não tivesse escolhido 42 mil. A obra inteira é apenas uma gota no oceano. Mas, se eu não tivesse contribuído, o oceano teria uma gota a menos." Então, mantenha-se atento ao que precisa ser feito, valorize o que você pode fazer. E faça. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

gifs

gifs LIMPEZA ESPERO QUE FIQUE LIMPO                                                                                                                                              
Faça esta meditação antes de dormir.....

gifs animados-diverso-tumber-Facebook-Twitter

gifs animados-diverso-tumber-Facebook-Twitter segunda-feira obrigada por visitar meu blog.......bjos deixe seu recado...... bjos to de olho em vc...... soninho boa noite........   tumblr_ln2q709ogB1qgkmdy.gif   julfachini.tumblr.com   480 × 225 Pesquisa por imagem como faz gif? eu não sei fazer gif, os gifs dos meus posts eu pego na dash mesmo. Visitar página   Visualizar imagem   Imagens relacionadas: Visualizar mais As imagens podem ter direitos autorais. Enviar feedback   Gifs Fofos: Outubro 2013   gifesfofos.blogspot.com   500 × 375 Pesquisa por imagem Gifs dos Padrinhos Mágicos Visitar página   Visualizar imagem   Imagens relacionadas:                 Visualizar mais As imagens podem ter direitos