Pular para o conteúdo principal

bem estar-saúde-pânico

Síndrome do Pânico

Para quem pensa que perdeu o rumo( por Angelina Garcia)

Todos nós conhecemos aquele momento em que tudo nos parece perder o sentido, seja porque as coisas não vão bem lá em casa, no trabalho, ou nas demais relações; seja porque nos empenhamos inteiramente na realização de um projeto e no final nada saiu como esperado; seja porque nossos valores parecem só ter significado para nós mesmos; seja pelo que for. Nessas condições, o sujeito pode ficar sem chão, perdendo o contato consigo e com o mundo.
Amortecendo os sentidos, ao evitar o prazer ou desprazer do abraço, das cores, dos sons, dos alimentos, a pessoa se sente protegida do sofrimento. Recusa tudo o que lhe possa despertar para a vida que ainda precisa ser vivida, como se quisesse parar por ali.

A sensação de estar no limbo pode ser cômoda e benéfica, enquanto pausa, um instante de descanso, de retirada para que a força seja refeita; mas pode também funcionar como arma contra a própria pessoa, quando ela, mesmo percebendo que algo importante lhe falta, vai reforçando esse estado ao criar formas mecânicas de interação, ou melhor, de relação, já que não estabelece condições de trocas efetivas. A velha história de não se expor para não se machucar.

Para se tirar proveito desses períodos e retomar com mais vigor o caminho, ou traçar outro com maior clareza, é necessário se propor algum esforço: livrar-se de culpas, separar sonhos de ilusões, admitir limites, perdas e, em alguns casos, impotência frente ao irremediável. É necessário também não se entregar às cobranças que fazem questão de aparecer para minguar ainda mais a energia.

Alguma seiva restou naquelas árvores ressequidas, dadas como mortas, que de repente nos surpreendem com um minúsculo broto. É possível que a natureza também conspire a nosso favor, no tempo dela; mas não precisamos esperar, se esse tempo for longo demais. Podemos, nós mesmos, com um pouquinho mais de esforço provocar nossos sentidos. Devagar, se o medo persistir. Uma música, um filme, um livro, um sabor mais picante, um novo corte de cabelo, uma cor de roupa que não costumamos usar, um trajeto que nunca ousamos, por preguiça ou falta de tempo. Até mesmo um leve movimento que nosso corpo desconhece, ou fez questão de esquecer, tem o poder de nos restituir a vontade.

O importante é não permitir que a bruma espessa nos tome por inteiro e impeça que voltemos à vida. O espelho só está embaçado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  A terapia visa estimular os pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio alcançando resultados terapêuticos. A Acupuntura Auricular não só é eficaz no tratamento de uma gama de distúrbios comuns, como também pode ser usada, com bons resultados, no tratamento dos distúrbios de difícil resolução ou fazendo a anestesia durante o ato cirúrgico. Paralelamente aos tratamentos médicos tradicionais (alopáticos) podemos recorrer ao tratamento diferenciado de Auriculoterapia, para diversos distúrbios, dos quais citamos apenas alguns como exemplo: - DIABETES - DISTÚRBIOS ENDÓCRINOS - LABIRINTITE - TENDINITE - STRESS - OBESIDADE - TPM

doenças cardiovasculares , envelhecimento precoce,bem estar,saúde

BENEFÍCIOS DA RÚCULA A rúcula é antioxidante e ajuda no combate a doenças cardiovasculares e envelhecimento precoce. Confira mais benefícios da folha Sabor Amargo e picante Propriedades Sua  vitamina C  turbina o  sistema imunológico  e reduz o risco de infecções. Além disso, estimula a cicatrização e é antioxidante, atuando contra  doenças cardiovasculares  e envelhecimento precoce. Ainda é rica em cálcio e ferro, combatendo quadros de anemia. Melhores formas de preparo Como salada crua. Um maço serve quatro pessoas. A  rúcula  também pode ser incorporada ao recheio de sanduíches, tortas e massas. Melhores temperos Azeite de oliva, limão, shoyu, mostarda, sal, alho, cebola, salsa ou vinagre. Combinações possíveis Cai bem com tomate fresco ou seco, manga, chicória, agrião ou associada a queijos. “Para uma salada sofisticada, misture figo fresco e presunto de Parma, temperando apenas com vinagre balsâmico. No i...

YOGA FACIAL-EXERCÍCIOS-BEM ESTAR-SAÚDE

5 EXERCÍCIOS DE YOGA FACIAL PARA FAZER EM CASA Você já ouviu falar de  yoga  facial? Assim como a Yoga para o corpo, a ela é altamente benéfica. No caso do rosto, a técnica é eficaz na redução de linhas de expressão, e também ajuda a firmar, tonificar e reduzir  rugas . Segundo a especialista Danielle Collins para a Marie Claire britânica, os exercícios atuam na hipoderme, derme e epiderme aumentando a circulação sanguínea, o que permite transportar mais oxigênio para dentro da célula. Essa técnica também estimula a produção de colágeno e elastina na camada intermediária, o que deixa a pele mais macia e firme. Confira a série de atividades recomendadas por Danielle: 1. "V"- é recomendado para pálpebras caídas, pés de galinha, olheiras e inchaço; Passo 1: Aperte ambos os dedos médios juntos no canto interno das sobrancelhas, em seguida, com os dedos indicadores, aplique pressão para os cantos externos das sobrancelhas. Passo 2: Olhe para o t...