quinta-feira, julho 11, 2013

um cômodo por dia

ORGANIZAÇÃO

Limpeza da casa: um cômodo por dia

Estou testando um novo modelo de limpeza do apartamento aqui e tem dado certo, por isso fiquei empolgada para comentar com vocês!
Não existem métodos certos ou errados, melhores ou piores, mas sim aqueles que combinam mais com o seu estilo de cuidados com a casa. Eu vivo mudando, pois adoro testar. Desta vez, estou testando o método de limpar um cômodo da casa por vez e tem dado bastante certo. Estamos fazendo assim:
Dia 1 – Entrada
Dia 2 – Cozinha
Dia 3 – Área de serviço
Dia 4 – Sala
Dia 5 – Varanda
Dia 6 – Banheiro 1
Dia 7 – Escritório
Dia 8 – Quarto do filhote
Dia 9 – Banheiro 2
Dia 10 – Nosso quarto
Aí vocês me perguntam: “mas Thais, porque Dia 1, Dia 2 e não Segunda, Terça, Quarta etc?”. Muito simples. Porque, se eu colocar que na terça eu vou limpar a cozinha, e precisar sair na terça, significa que eu ficarei sem limpar a cozinha até terça que vem? Não. Então é melhor montar um ciclo de limpeza ao longo da semana de modo que eu possa começar quando puder. Não tem um dia da semana certo, mas uma sequência. Eu sei que, se hoje eu limpar a entrada, amanhã vou limpar a cozinha, depois a área de serviço e por aí vai. Quando eu limpar o nosso quarto, sei que no dia seguinte vou recomeçar todo o ciclo, limpando a entrada.
Para fazer o mesmo na sua casa, selecione um cômodo para cada dia e distribua como achar melhor. Se em determinado dia você não puder, por quaisquer motivos, limpar a casa, é só transferir para o dia seguinte. Se você não pode nunca limpar a casa e descobrir que está transferindo para o dia seguinte muitas vezes, talvez limpar uma vez por semana funcione melhor para você.

E o que fazer em cada dia?

A mesma limpeza que você faria se pegasse um dia da semana para limpar tudo. Ou seja, aquela limpeza mais geral, do que ficou acumulado durante a semana, como passar um pano úmido no chão, limpar a geladeira, o microondas, tirar o pó, guardar o que estiver fora do lugar.
Eu penso assim quando começo: se eu fosse fotografar esse cômodo para uma revista ou se uma visita chegasse agora, como eu gostaria que ele estivesse? Então tiro tudo de dentro do cômodo que possa atrapalhar a limpeza, limpo, e depois volto somente com o que tiver lugar. O que não tiver lugar será guardado em outro espaço mais adequado ou doado. Não sei porque temos essa mania de deixar em um cômodo o que pertence a outro! Já falei sobre isso aqui e reforço: a maneira mais fácil de arrumar a casa é sempre levar algo com você quando você deixar um cômodo. Não custa nada e é prático. Você vai ver como esse pequeno hábito vai facilitar a sua vida.
Essa história de limpar um cômodo por dia tem dado bem certo aqui em casa. O melhor de tudo é ter o final de semana livre – eu não preciso perder um dia inteiro limpando a casa e ficando exausta depois. Também não fico cansada ao limpar quando chego do trabalho porque em cerca de 1h limpo os cômodos menos complexos (entrada, varanda, quartos, escritório, área de serviço) e levo cerca de 2h para limpar os mais problemáticos (cozinha e banheiros). Isso significa que eu gasto mais tempo somente em dois dias de dez, o que é um ganho considerável.

Vantagens

Esse ciclo também garante que a casa esteja sempre limpa e, quando o cômodo estiver ficando sujinho, já será hora de limpá-lo novamente. É um intervalo de 10 dias para cada cômodo, no nosso caso. Casas menores levam bem menos tempo. Se você tiver uma casa com um quarto, um banheiro, uma cozinha, uma sala e uma garagem, vai levar somente cinco dias para recomeçar o ciclo. Para casas maiores, pode ser uma boa colocar dois cômodos por dia, mas aí considere o seu cansaço e sua disponibilidade. Se você tiver empregada, talvez este não seja o melhor método a ser aplicado, mas sim a checklist de limpeza diária, semanal etc.
Gostei bastante de implementar essa ideia aqui porque dá aquela sensação de dever cumprido e casa limpinha todos os dias, sem ficar cansada por ter passado o dia inteiro limpando. Também não é um tempo enorme perdido todos os dias, mas um tempo mínimo que passo limpando a casa.

Checklist de limpeza diária

Lembrando que, para quem mora sozinho(a), há também outras tarefas de todos os cômodos que devem ser feitas diariamente, como lavar a louça, trocar as lixeiras etc. Então faça sua lista diária só com o essencial. Quem mora com outras pessoas pode dividir essas tarefas. Aqui em casa, eu fiquei com a limpeza maior (que eu adoro fazer) e meu marido fica com a checklist diária, “mantendo” a casa ok.
Precisa manter essa checklist diária em qualquer caso, qualquer método de limpeza. Essa checklist de limpeza diária é o básico que você precisa para ter sua casa funcionando. Não há segredo e cada casa tem a sua, mas basicamente é composta por tarefas como lavar a louça, arrumar a cama, trocar as lixeiras, varrer o chão da cozinha, guardar os pratos do escorredor, coisas assim. Monte a sua de acordo com o que você acha essencial fazer diariamente. Ela não se mistura com as outras limpezas que você fizer, seja que método for.