segunda-feira, julho 15, 2013

sem dúvidas da consulta médica:

BEM ESTAR

Três dicas para sair mais tranquilo(a) e sem dúvidas da consulta médica:

1. Antes da consulta, faça uma lista dos sintomas importantes que você tem e que deve colocar para o médico. Seja objetivo(a), dentro do possível. Escreva nesta lista exatamente o que você está sentindo, quais são os sintomas mais importantes e há quanto tempo eles começaram. Pense em tudo o que está incomodando você.

2. Durante a consulta, pegue sua lista e explique para o médico tudo o que você colocou. Se lembrar de alguma coisa mais, fale na hora. Mas não perca o foco fugindo do assunto. Se você perceber que o médico não está interessado nos seus sintomas, ou “nem olha na sua cara” não hesite em expor isso. Fale mesmo. Exponha sua insatisfação e pergunte se ele está ou não interessado em te ajudar. É dever do médico dar respostas sinceras ao paciente, mesmo que esta resposta seja “eu não sei o que você tem”. Se você não entendeu as explicações do médico sobre os seus sintomas, pergunte de novo até compreender satisfatoriamente. Não saia da consulta com dúvidas a respeito do que você tem.

3
. Na hora da prescrição do medicamento, pergunte tudo o que achar necessário. Pergunte se há medicamento semelhante e com preço mais acessível, como um genérico, por exemplo; pergunte se há efeitos colaterais, se aquele medicamento pode dar algum tipo de alergia em você, enfim, pergunte tudo o que você julgar pertinente. Pergunte mesmo. Só assim você ficará seguro(a) e confiante no seu médico e no tratamento prescrito para você. Com saúde não se brinca!







!