Pular para o conteúdo principal

INSÔNIA

BEM ESTAR

MOTIVOS QUE CAUSAM A INSÔNIA

Dormir mal, acordar cansado ou ter dificuldade de iniciar e/ou manter o sono podem estar relacionados a dores crônicas, estresse, estilo de vida, além de desajuste do relógio biológico. Veja quais podem ser os motivos que causam a insônia




As mulheres são o grupo mais afetado pela insônia, especialmente aquelas que estão na menopausa. Mas idosos e pessoas das classes sociais menos favorecidas também têm alta incidência da doença.
Para descobrir quais são as suas causas, o médico analisa a história do paciente e ainda utilizam umactígrafo, aparelho que capta movimentos e registra os períodos de sono e vigília durante 24 horas. Eles ainda podem requisitar um diário do sono. A polissonografia também auxilia no diagnóstico, pois detecta outros distúrbios relacionados à insônia.
O tratamento indicado depende da causa identificada, mas geralmente associam-se mudanças de hábitosterapia cognitivo-comportamental, técnicas como ioga meditação, prática de atividade física, além de medicamentos. A resposta a essas medidas quase sempre leva ao desaparecimento do sintoma.
Veja abaixo alguns fatores que podem causar a insônia

Álcool, cafeína e nicotina

Estes estimulantes estão associados à má qualidade do sono. Segundo os médicos, tudo dependerá dasensibilidade de cada um. Para algumas pessoas, essas substâncias podem até ter efeito relaxante e levam à sensação de que se dormirá de forma mais fácil. E isso pode realmente acontecer. O problema é que despertarão poucas horas depois e ainda poderão ter dor de cabeça e mal-estar pela manhã. Para aqueles que têm maior dificuldade em conciliar o sono, a recomendação é não ingerir café, refrigerantes do tipo cola, chocolate ou chá-verde nas horas que antecedem o repouso ou limitar seu consumo durante o dia.

Medicamentos

Alguns remédios podem conter em suas fórmulas estimulantes capazes de prejudicar o sono: antigripais, analgésicos, descongestionantes, remédios para emagrecer, antialérgicos, antidepressivos, além de medicamentos para tratamento de pressão altaansiedade esquizofrenia. O uso crônico de hipnóticos, utilizados como indutores do sono, também pode torná-los sem efeito e causar insônia.

Fatores ambientais

Maus hábitos para dormir incluem ter horários desregulados, praticar atividades estimulantes pouco antes de ir se deitar, trabalhar na cama ou assistir à televisão. Ambientes ruidososúmidos, comtemperaturas inadequadas também desregulam o relógio interno e provocam insônia.

Sedentarismo

Atividade física regular está associada a boa qualidade do sono e de vida, desde que seja praticada em horário apropriado, nunca no período próximo à hora de dormir. A falta dessa prática não só afasta a possibilidade de o organismo identificar períodos de atividade (dia) e quietude (noite), mas pode levar à obesidade, uma das causas da apneia, que também atrapalha o sono.

Estresse ou depressão

Quando a regra é remoer ou se preocupar excessivamente com os problemas do trabalho, da família, e até mesmo da saúde, o organismo permanece em estado de alerta permanente. Essa condição provoca a liberação de corticoide adrenalina, o corpo não consegue relaxar, e o resultado é o prejuízo da qualidade do sono. Algumas pessoas ficam estressadas até com o fato de não dormirem bem, e acabam não conseguindo dormir.
Já a depressão, é um sintoma da patologia dormir demais ou de menos. Isso ocorre em razão de algum desequilíbrio químico cerebral ou pelo estado de temor característico da doença.

Postagens mais visitadas deste blog

DESENHO DE BONECAS-MENINAS-IMAGENS

DESENHO DE BONECAS-MENINAS-IMAGENS-





























































atores (delícias!)

CELEBRIDADES
Descamisados: atores (delícias!) tiram a camisa em nome de seus personagens no cinema
Rodrigo Santoro Claro que não poderia faltar uma beleza nacional, pois não só de tanquinhos gringos é feito o cinema. Rodrigo encantou a mulherada (e Cameron Diaz) no filme "As Panteras Detonando".

Kellan Lutz
Ele é mais que um rostinho bonito. É também um corpaço lindo. Essa outra delícia da saga "Crepúsculo" tira a camisa em cenas do longa épico "Imortais". E aguardem que vem mais por ai! Em 2014 ele será a estrela de "Hércules".











Justin Timberlake Com mais fama de bom moço do que de gostosão, no filme "Amizade Colorida" Justin mostra que pode arrancar mais que boas risadas de Mila Kunis. Com o torso bem definido, a gente não duvida!
















poemas-frases-pensamentos-Síndrome do Pânico

poemas-frases-pensamentos
Síndrome do Pânico

Vamos, não chores.
A infância está perdida.
A mocidade está perdida.
Mas a vida não se perdeu.

O primeiro amor passou.
O segundo amor passou.
O terceiro amor passou.
Mas o coração continua.

Perdeste o melhor amigo.
Não tentaste qualquer viagem.
Não possuis carro, navio, terra.
Mas tens um cão.

Algumas palavras duras,
em voz mansa, te golpearam.
Nunca, nunca cicatrizam.
Mas, e o humor?

A injustiça não se resolve.
À sombra do mundo errado
murmuraste um protesto tímido.
Mas virão outros.

Tudo somado, devias
precipitar-te, de vez, nas águas.
Estás nu na areia, no vento...
Dorme, meu filho.

Carlos Drummond de Andrade

(Via Geraldo Magno)