Pular para o conteúdo principal

BEM ESTAR- otimismo

 BEM ESTAR-VIVA MELHOR

Saiba como usar o otimismo a seu favor

O otimismo é a saída para lidar com os desafios do dia a dia. Descubra como ser positiva na medida certa e viva melhor

e
otimismovidabemestar-20379
Veja como o otimismo pode mudar a sua vida
Toda a vez que você se vê diante de desafios, o negativismo toma a dianteira e projeta no horizonte os piores cenários possíveis? Pois saiba que o otimismo é a chave para lidar com qualquer desafio da vida moderna, lembrando sempre, porém, que ele não pode pender para uma supervalorização do pensamento positivo e que os problemas não devem ser colocados debaixo do tapete. Acima de tudo, o importante é confiar na própria capacidade de abrir os caminhos. Veja a seguir como usar o otimismo a seu favor - e na medida certa!

Otimismo e sua saúde
Inúmeras pesquisas científicas comprovam que a propensão a ver o lado luminoso das situações e acreditar que os reveses da vida são passageiros está ligada ao fortalecimento do sistema imunológico e à motivação interior para superar a adversidade. A atitude oposta carrega uma série de implicações bem sombrias. "As consequências do pessimismo podem ser extensas e desastrosas: humor depressivo, resignação, menos sucesso nos empreendimentos, saúde física frágil e até depressão", aponta a psicóloga Lidia Weber, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na medida
Apesar de enaltecer os ganhos de se mirar a face sorridente da vida, a estudiosa alerta para a versão "poliana" do otimismo, da qual devemos desconfiar. "Ser otimista inclui conhecer a si mesma e as variáveis que controlam nosso comportamento, ou seja, conhecer também os limites do real. Todas as pessoas do mundo não podem ser boazinhas e maravilhosas 24 horas por dia", ela contesta e acrescenta: "O mais importante é saber que se eu faço as coisas de forma correta, se eu me esforço, consigo obter coisas boas. Isso é otimismo do ponto de vista da psicologia positiva", ela atesta.

Estilos de vida
Professor da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, o dr. Martin E. P. Seligman é o grande mentor dessa corrente da psicologia que enfoca a busca da plenitude e não simplesmente o alívio do sofrimento psíquico. "Os otimistas têm atitudes e estilos de vida mais saudáveis. Eles acreditam que suas atitudes são importantes, enquanto os pessimistas acham que são impotentes e que nada do que possam fazer adiantará", ele escreve na obra Florescer - Uma Nova Compreensão sobre a Natureza da Felicidade e do Bem-Estar (Objetiva).

Há controvérsias
Mas até que ponto essa equação nos impediria de desenvolver doenças? A influência do otimismo na prevenção e na cura de enfermidades vem sendo debatida por cientistas e intelectuais. Segundo Seligman, estudos mostram que o otimismo é um excelente escudo contra doenças cardiovasculares, além de suavizar gripes e resfriados. Entretanto, pouco pode fazer para afugentar males gravíssimos, como os tipos mais agressivos de câncer.

Ponto negativo
Os pontos fracos do otimismo são evidentes para o psicólogo Christopher Peterson, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Ele insiste que o entusiasmo desmedido pode levar o indivíduo a ignorar os riscos e a criar falsas expectativas. "Essa postura faz com que as pessoas negligenciem medidas básicas de promoção e manutenção da saúde. Além disso, a ênfase no pensamento positivo é um fator de distração. Por causa dela, muitos deixam de fazer planos concretos para atingir seus objetivos"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça esta meditação antes de dormir.....

gifs

gifs LIMPEZA ESPERO QUE FIQUE LIMPO                                                                                                                                              

ROMERO BRITTO - arte- quadros- alegria - cores

ROMERO BRITTO esta imagem tenho no notebook linda.... ESPETACULAR....