A dança dos cômodos: arrumando a casa com um hábito simples
Na correria do dia a dia, acabamos não tendo muito tempo para cuidar da casa. Eu sei como é. Eu tenho o blog mas não sou perfeita, e muitas vezes a arrumação diária fica aquém do que eu gostaria. Com o passar dos anos, aprendi a não me preocupar tanto com isso em detrimento de outras atividades importantes, mas eu procuro fazer o mínimo para que não fique desanimada com a casa toda bagunçada.
Uma dica que eu aprendi, e aí não sei se foi no método FLY Lady, nos livros da Donna Smalin ou se é coisa da minha cabeça, pois já faz muito tempo que eu tenho esse hábito, foi a fazer o que eu chamo de “dança dos cômodos”. Trata-se de uma técnica muito simples e prática para o dia a dia, que faz você colocar a casa em ordem sem ao menos perceber.
Funciona da seguinte maneira: sempre que você deixar um cômodo, leve com você algo que não pertence a ele.
Exemplo: você está no banheiro fazendo suas necessidades. Quando termina, percebe que está na hora de trocar as toalhas. Quando você sai do banheiro, você leva as toalhas com você e as coloca no cesto de roupa suja na área de serviço. Ou então você está no quarto e percebe que deixou uma xícara de chá no criado-mudo ontem à noite, pois está frio e quis beber chá antes de dormir, enquanto lia um livro. Pois bem, quando sair do quarto, leve a xícara com você e deixe-a na pia. Talvez você esteja na sala e tenha visto o suéter que deixou em cima do sofá quando chegou cansada(o) do trabalho há uns dois dias. Oras, quando sair da sala para ir ao quarto, basta levá-lo com você e deixá-lo lá.
Essa dica é muito útil para roupas, brinquedos das crianças, louça, livros e muitos outros itens que mexemos o tempo inteiro e deixamos fora do lugar.
Algumas pessoas gostam de deixar um cesto na ponta da escada, quando mora em uma casa com mais de um andar, para aproveitar quando sobe para levar os objetos. Se você não transformar o cesto em um hot-spot(ponto onde você concentra a tralha e só deixa ir aumentando), pode funcionar também.
Perceba que eu não estou dizendo para você guardar, lavar, limpar as coisas. Eu estou dizendo somente para você deslocá-las para o cômodo certo. Isso parece pouco, mas facilitará muito quando você for arrumar as coisas “de verdade”, pois não precisará ir de um cômodo ao outro levando montinhos de roupas e objetos.
Preste atenção sempre que for deixar um cômodo em sua casa e perceberá que sempre haverá algo que você pode deslocar. Incrível como fazemos bagunça!
Se você instaurar esse hábito simples no seu dia a dia, verá como a bagunça ficará mais controlada e como será mais fácil arrumar um cômodo de cada vez.
Comentários
Postar um comentário