organização-limpeza
Montando um cronograma semanal de limpeza doméstica
Eu adequado para a limpeza e a arrumação da casa. Não faço muitas das coisas que ela propõe – por exemplo, terça como dia livre e quinta como dia de fazer compras, – pois acho que a rotina de cada casa deve ser adequada aos seus moradores. Mas, quando paro para analisar como eu faço, vejo que uso muito do método dela.
Ter um cronograma de limpeza nada mais é do que o que ela propõe. Você esquematiza o dia e a semana para organizar a rotina de limpeza em casa. Isso é muito mais eficiente que fazer a faxina inteira em um só dia ou limpar o que der na telha, pois sempre esquecemos de um canto ou de outro (lembrar de limpar a pia é fácil, mas e dentro do microondas?). Portanto, um cronograma somente tem a agregar.
Eu sugiro então que você comece montando um cronograma diário e um semanal.
Cronograma diário
É onde você listará as tarefas que precisa fazer diariamente. Já conhecendo o ritmo da sua casa, você conseguirá montar essa lista em instantes. Segue uma sugestão:
- arrumar a cama
- lavar a louça
- trocar as lixeiras
- limpar a pia do banheiro
- limpar a pia da cozinha
- recolher o que está fora do lugar
- separar a roupa suja
- cuidar da correspondência
- varrer o chão da cozinha
- preparar uma refeição
- limpar o balcão da cozinha
- desentralhar a casa durante 15 minutos
Vá acrescentando itens que você precisa fazer todos os dias, senão a casa entra em colapso. Nada de tarefas que não são necessárias.
E para organizar a sua semana:
Segunda-feira
- jogar fora alimentos vencidos (inclusive os que estão na geladeira)
- fazer uma lista de compras para a próxima ida ao supermercado
- ir ao mercado
- cuidar das plantas
- uma hora para abençoar o lar
- pagar contas pela internet
Terça-feira
- colocar o lixo para fora (verifique os dias do seu bairro)
- varrer a sala e os banheiros
- passar um pano úmido no chão da cozinha, da sala e dos banheiros
- tirar o pó da mesa do computador
- trocar as toalhas de rosto do banheiro
Quarta-feira
- varrer os quartos
- passar um pano úmido no chão dos quartos
- colocar roupa para lavar
- passar um pano limpo na porta da geladeira
- tirar a tralha de cima dos balcões da cozinha
Quinta-feira
- sacudir os tapetes e bater os capachos
- limpar a área de serviço
- limpar os banheiros
- resolver pendências financeiras na rua (depósitos, saques etc)
Sexta-feira
- trocar a roupa de cama
- trocar as toalhas de banho
- trocar as toalhas de rosto do banheiro
Sábado
- tirar o pó dos móveis
- varrer a casa inteira
- colocar roupa para lavar
Domingo
- limpar dentro do microondas
- limpar o fogão
- passar aspirador pela casa
- definir cardápio semanal
Uma magia que deve ser aplicada em todas as residências: delegar tarefas. Se você não mora sozinha(o), não deve fazer tudo sozinha(o). Mesmo crianças pequenas podem ajudar na arrumação.
Algumas pessoas costumam comentar aqui no blog dizendo que é exagero se organizar desse jeito. Eu acho que exagero é quando alguma prática nos prejudica. Se você sente necessidade de ter um cronograma de limpeza, pois do contrário não consegue ter disciplina para limpar a casa inteira, ou se você detesta passar o final de semana inteiro limpando a casa e gostaria de otimizar esse processo, eu não vejo porque isso pode ser uma coisa ruim.
Comentários
Postar um comentário