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preguiça no inverno

Inverno

6 passos para acabar com a preguiça no inverno

Mande a preguiça para longe! Descubra como atitudes simples podem ajudar você a enfrentar o inverno com energia e disposição de sobra



Com a chegada do frio, fica cada vez mais difícil deixar as cobertas quando o despertador toca. Falta disposição e sobram preguiça, desânimo e até mau humor. "No frio, como escurece mais cedo, a produção de melatonina, o hormônio que regula o sono, é maior, o que dá mais sonolência", explica a psicóloga Daniela Souza Pereira. Mas o modo como você encara os dias mais frios também pode influenciar seu humor. "Se você acha que não vai conseguir fazer algo por conta do frio, a tendência é ficar cada vez mais isolada e desanimada", completa a especialista. Atitudes bem simples, porém, ajudam você a enfrentar esta estação com energia e bom humor. Curtir o sofá um pouquinho é gostoso, mas tem muita coisa boa para você viver neste inverno. Aproveite!


1 - Comece bem o dia

Antes de se levantar da cama, espreguice-se muuuito. "Assim, você sinaliza ao corpo que é hora de iniciar o dia", diz Daniela. E, se ao olhar pela janela, vir um céu cinzento, não desanime. Ter uma postura positiva é importante, mas melhor ainda é ter pensamentos realistas. "Pensar que o dia vai ser proveitoso melhora o humor e isso ajuda você a realizar as tarefas diárias", completa a psicóloga.


2 - Vença a preguiça e mexa-se

Pode parecer mais difícil no frio, mas basta dar alguns passos e começar a se exercitar para sentir o bem que isso faz ao corpo e à alma. "Quando se faz exercício, o corpo libera endorfina, hormônio que dá sensação de bem-estar e calma", diz o personal trainer Adriano Cunha. Ou seja: tchau, mau humor! Você fica mais magra e feliz. Bora lá pra academia!


3 - Busque energia ao ar livre

Sair de casa e tomar aquele sol gostoso ajuda a manter o desânimo bem longe. "Ao tomar sol, ocorre a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, entre outras substâncias", diz Daniela. "Atividades ao ar livre como caminhar e pedalar são ótimas para espantar o frio", lembra Cunha. Chame uma amiga!


4 - Encontre-se com os amigos

Nada de ficar em casa sozinha, garota! "Quanto mais isolada a pessoa fica, a tendência é que ela tenha menos ânimo para sair e conversar. É um ciclo vicioso", diz Daniela. Marcar uma reunião com as amigas pode ser uma boa oportunidade para colocar as fofocas em dia. Não há nada melhor que o calor humano!


5 - Resista às tentações

É verdade que no frio a fome aumenta, especialmente por doces e comidas gordurosas. Mas lembre-se: depois do frio, chega o calor e ninguém vai querer estar fora de forma, certo? Você não está proibida de comer um bombom, mas o segredo é ter bom senso! E hidrate-se muito. "A água mantém o corpo hidratado e minimiza o desconforto para respirar se o ar estiver seco", diz Cunha.


6 - Vai mesmo ficar em casa?

Não precisa ficar largada no sofá. Que tal aproveitar para organizar o armário? "Se a arrumação não for encarada como obrigação, dá a sensação de que o dia foi proveitoso", diz a psicóloga. Não deixe o desânimo vencer
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