Pular para o conteúdo principal

família -comportamento

família 

Cuidado com o que você fala na frente das crianças

Nem tudo deve chegar aos olhos e ouvidos de seus filhos. Veja como poupá-los de assuntos de adultos 

É bem provável que na sua época de menina você tivesse que sair da sala quando os mais velhos queriam conversar sobre algo sério ou quando a novela das oito entrava no ar. Atualmente, os pais são mais flexíveis com os pequenos, talvez até em excesso. “Muitos pais acham que têm que ser apenas amigos dos filhos e que isso exige tratamento de igual para igual. Mas, na verdade, eles são modelos. E, como as crianças são um terreno fértil, tudo o que cai nelas pode semear”, diz Rosana Galihna, terapeuta familiar. Por isso é tão importante medir as palavras na frente delas. Entenda por quê.
Onde mora o perigo
Segundo a especialista, é preciso cuidado com o que se fala na frente dos filhos e também com o que eles veem na TV ou na internet. Comentar, por exemplo, que a vizinha transa com muitos homens pode ser normal entre adultos, mas não é saudável para os menores. Crianças não têm maturidade para lidar com esse tipo de informação. O mesmo vale para cenas fortes de filmes e novelas. “A exposição ao sexo na infância traz uma sexualização antes da hora e indesejada”, explica. A televisão está cheia, também, de outros temas negativos, como a falta de caráter de personagens de novelas e a violência nua e crua no noticiário. “As crianças absorvem e guardam a informação. Depois, isso aparece no comportamento delas, como por meio de agressividade ou crueldade exageradas”, diz Rosana.
3 motivos para evitar palavrões em casa
1 Se seus pequenos ouvem as pessoas se xingarem, podem pensar que isso é normal e agir do mesmo modo na escola. Quando levarem bronca, não entenderão o motivo. Cuide para que eles não sejam julgados por má educação fora de casa.
2 Crianças não entendem direito o real significado das palavras chulas e acabam caindo no ridículo ao repetir coisas sem compreendê-las. Evite que seus filhos se exponham ao mundo dessa maneira negativa.
3 O modelo familiar em que seus filhos crescem servirá de base para a família que construirão no futuro. Talvez, lá na frente, as pessoas com quem eles viverem não aceitem isso, dificultando seus relacionamentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Faça esta meditação antes de dormir.....

gifs

gifs LIMPEZA ESPERO QUE FIQUE LIMPO                                                                                                                                              

ROMERO BRITTO - arte- quadros- alegria - cores

ROMERO BRITTO esta imagem tenho no notebook linda.... ESPETACULAR....